A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu mais um retorno ao lar. Donizete Monteiro de Almeida, 61, sofre de transtornos mentais e se encontrava em situação de rua. A ação foi realizada pelo Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) no dia 28/4.
O idoso deixou sua residência, em São Paulo, sem destino e não soube retornar. Acabou chegando a Embu das Artes e foi atendido pela Guarda Civil Municipal (GCM), e encaminhado ao Centro Pop. A equipe conseguiu informações sobre ele através de uma receita médica que estava em seu bolso, o que possibilitou a localização de familiares. Ele foi então conduzido ao Servico Especializado em Abordagem Social (Seas), que atua junto ao Centro Pop, e reintegrado à família.
Segundo Alessandro Chiva, psicólogo e coordenador do Centro Pop, é importante que casos de pessoas acometidas de transtorno mentais e que se encontrem em situação de rua recebam atenção imediata, pois a tendência é que se afastem cada vez mais da sua região de moradia, além de perderem documentos ou outros dados que permitam sua identificação e reintegração à família, perpetuando a situação de rua. Centro Pop já identificou e reintegrou pessoas em condições parecidas que se encontravam vivendo nas ruas e perdidas de suas famílias há quase três anos.