Idosos das diversas comunidades da cidade e membros do Conselho Municipal do Idoso (CRI) visitaram, juntamente com o prefeito Prefeito, o local onde será instalado o Centro de Convivência da Terceira Idade no Parque da Várzea Embu-Mirim, no Jardim dos Moraes. A futura sede do centro já está pronta, só precisando de uma reforma. O imóvel, uma bela casa, com três suítes, sala três ambientes, cozinha ampla, área de serviço coberta, piscina de 14x8x1,80 m – que será fechada e aquecida no inverno e no verão, aberta e fria –, churrasqueira, forno a lenha, amplo jardim, varanda com espaço para muitas redes e cadeiras de descanso, será reaproveitado por iniciativa do prefeito. “Aqui vai ser o Centro de Convivência da Terceira Idade. O idoso poderá passar o dia, descansar, se divertir, tomar banho de piscina, pescar no lago aqui perto, aproveitar tudo isso e depois voltar para a sua casa”, diz Prefeito.
Um dos beneficiados pela instalação do novo centro, Raimunda Eusébio e Serafim, do Jardim Estela, que completa no sábado, 30/10, 77 anos, diz; “Ah!, vai ser muito bom”. Com euforia, as coordenadoras da Terceira Idade Cristina Teixeira, 47, do Jardim Sílvia, e Nedir, 58, de Itatuba, consideram “excelente” ter um centro de lazer, dentro do Parque da Várzea, ao lado do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), obras com previsão de conclusão em 2012.
Valorizar a terceira idade faz parte do programa de governo de Embu das Artes, que no Centro de Referência do Idoso (CRI), sob coodernação de Nelman Inácio do Amaral, da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, oferece aos frequentadores diversas atividades que colaboram para o envelhecimento saudável. No espaço Convivência, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, no centro, são realizadas oficinas de artesanato, canto, dança e expressão corporal. A proposta é de valorização do corpo e do espírito, neste caso, nada melhor que o ambiente aconchegante do futuro Centro de Convivência da Terceira Idade.