Pensando no grande número de idosos contaminados por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e pelo vírus HIV (Aids) – ambas transmitidas em relações sexuais desprotegidas (sem uso de preservativo) – o Centro de Referência do Idoso (CRI) e a Secretaria Municipal de Saúde reuniram 160 idosos para falar sobre prevenção. As palestras foram realizadas nos dias 12, no Jardim Independência, e 15 de fevereiro na sede do CRI, no Ginásio de Esportes.
A palestra foi proferida pelo cardiologista Antonio César Panizza, que atua na rede municipal de saúde de Embu, logo após a exibição de um filme sobre doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, sífilis, gonorréia, cancro mole, herpes genital, tricomoníase, entre outras. E claro, sobre o vírus HIV/Aids. Em 25 anos de epidemia no Brasil, a propagação da doença está estabilizada entre os homens mas crescendo entre as mulheres heterossexuais, casadas, inclusive idosas. O município de Embu trabalha na prevenção das DST/Aids desde 2001 e já recebeu reconhecimento, inclusive do Ministério da Saúde, por suas ações de prevenção realizadas nas escolas. Durante o Carnaval, o Programa DST/Aids atua com uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde, treinados para distribuir, gratuitamente, preservativos aos foliões nas festas realizadas na cidade.
Para uma platéia predominantemente feminina, acima dos 50 anos de idade, o médico explicou como utilizar a camisinha masculina e a feminina, desconhecida pela maioria. Elas ganharam a camisinha feminina e puderam levar para casa e mostrar para sua família.