As cidades participantes da 6ª. edição dos Jogos Cooperativos da Terceira Idade em Embu das Artes surpreenderam o público que compareceu ao Ginásio Municipal Hermínio Espósito, Centro, em 8/6, para prestigiar a festa de abertura. Grupos de cada município participante – Cotia, Embu-Guaçu, Francisco Morato, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Embu e Cajamar, que participa pela primeira vez do torneio – dançaram e fizeram encenações bem ensaiadas de diversos temas, de Aquarela do Brasil a cancã. “A ideia inicial de criar um sistema para uma participação da terceira idade que não fosse uma competição, mas oportunidade para cada um mostrar o seu talento parece estar concretizada. Ninguém é igualmente bom em tudo, mas se destaca mais em alguma coisa na vida”, disse o prefeito Prefeito. A fórmula implantada para a participação dos idosos deu tão certo que se antes os que ganhavam ficavam felizes e os que perdiam, muito tristes, agora independentemente dos resultados nos jogos o que vale para todos é a participação. “Tínhamos um grupo no primeiro mandato do ex-prefeito Prefeito e hoje contamos com 25 e várias atividades para a terceira e maior idade”, concluiu o prefeito Prefeito, na abertura do evento que contou com a presença do vice, Natinha, dos secretários de Participação Cidadã, Pedro Pontual, e de Assistência Social, Selma Fernandes, da coordenadora do Centro de Referência do Idoso (CRI), Nelman Inácio do Amaral, da vereadora Na e de Prefeito , entre outras autoridades.
Mais de 300 atletas amadores participam dos Jogos, nas seguintes modalidades esportivas: voleibol feminino e masculino, coreografia mista, bocha, truco, dominó e basquete. Nos jogos de voleibol feminino e masculino realizados na manhã do dia 9/6 foi admirável a participação dos atletas amadores, que mostraram desempenho em campo durante o jogo adaptado à terceira idade. Na noite do mesmo dia, um baile de confraternização se estendeu até as 23 horas no Restaurante, Pizzaria e Churrascaria Recanto Gaúcho, com grande animação. Na manhã do dia 10/6, ocorreram torneios de truco, dominó e ginástica. Os atletas participantes receberam medalhas no fim dos jogos.
Além da coordenação dos jogos, o Centro de Referência do Idoso (CRI) realiza diversas atividades dirigidas à terceira idade, como oficina artesanal, vôlei, basquete, terapia psicossocial, pintura, dança e expressão corporal. O CRI promove a socialização, o desenvolvimento de habilidades e criatividades, além da prática esportiva como forma de valorização do corpo e do espírito esportivo, através da cooperação. Atualmente, são 26 pólos do CRI espalhados pela cidade e cerca de 1.500 pessoas são atendidas. O CRI fica na Alameda Fernando Batista Medina, 120, Centro, Embu, SP, telefone (11) 4778-0286.