Inauguração da Capela e Almir Sater consolidam Festa de Santa Cruz

21/05/2008 - 0:00
Inauguração da Capela e Almir Sater consolidam Festa de Santa Cruz
Acessibilidade

A Festa de Adoração à Santa Cruz deste ano foi ainda mais especial. A Prefeitura de Embu entregou aos moradores da cidade, em especial aos da Vila Cercado Grande, a Capela de Adoração à Santa Cruz, concretizando um sonho antigo de todos os devotos. O padre Sebastião Gomes Neto, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ao lado do prefeito Prefeito, da diretora do Memorial Sakai, Tonia do Embu e secretários, abençoou o local e desejou que “essa devoção popular continuasse sendo marcada no coração das pessoas como um momento de vida”. 

A inauguração oficial da capela aconteceu dia 16/5, após a tradicional procissão das rezadeiras, que seguiu pelas ruas do Centro Histórico. Representando o prefeito, o secretário de Governo Paulo Giannini relembrou que uma das primeiras preocupações da atual administração foi resgatar a Festa de Santa Cruz, começando pela figura da Tonia, uma das maiores incentivadoras do evento. “A cultura e a religiosidade popular são extremamente importantes para nossa vida. Conseguimos fazer um resgate definitivo desta festa que nunca morreu”, declarou o secretário que lembrou da dona Elísia Cachoeira, uma das mais antigas integrantes do grupo de Adoração à Santa Cruz, falecida em outubro do ano passado. Sua filha, Noêmia Cachoeira, e Giannini descerraram a placa de inauguração. Com 50m², a capela tem no altar uma cruz de madeira ladeada por dois anjos em terracota, saudando-a com suas violas, de autoria de Elaine Malca. A decoração foi feita pelo artista plástico José Luiz Alemãn e por Tonia do Embu. 

Como nos anos anteriores, grandes nomes da música popular brasileira animaram os presentes. No sábado, 17/5, o violeiro Almir Sater emocionou o público com seus inúmeros sucessos, entre eles “Um Violeiro Toca", "Tocando em Frente” e “Chalana”, acompanhados pelo coro da platéia. Além de Sater, a festa contou com grupos folclóricos da cidade e região e mais uma vez com Lalá Gonzaga, sobrinho do rei do baião, Luiz Gonzaga, e o grupo Forrozando. Elcio Dias, morador de Embu, deu um show de música caipira e sertaneja. Além disso, vale destacar o trabalho das 22 entidades de bairro que comercializam comidas e bebidas típicas brasileiras e o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal que não registraram nenhuma ocorrência durante os três dias de festa.

Acompanharam o evento, o vice-prefeito Roberto Terassi, os secretários Milton Oliveira (Serviços Urbanos e Limpeza Pública), Helton Rodrigues (Obras), Maria Inês Araújo (Cultura, Esporte e Lazer), Rosimary Matos (Educação), Selma Fernandes (Cidadania e Assistência Social), os vereadores Natinha, Maria das Graças, Clidão do Táxi, Manoel Raymundo, Carlos Pires e Nelson da Padaria e o comandante da GCM Dirceu Alves. 

----
Compartilhe nas redes sociais