Inédito: Almenat e SPC&VB

11/11/2011 - 0:00
Inédito: Almenat e SPC&VB
Acessibilidade

O Almenat Extensão Corporativa assinou, em 10/11, acordo de cooperação com o São Paulo Convention and Visitors Bureau, inédito na cidade. “É uma assinatura de associação com o Almenat e de cooperação mútua com a Prefeitura de Embu das Artes”, declarou o diretor superintendente do SPC&VB, Toni Sando de Oliveira, que esteve na cidade acompanhado de Sara Souza, gerente de Promoções e Parcerias da instituição. A expectativa do gerente comercial do Almenat, Carlos Moraes, é de que a parceria gere novas oportunidades de eventos para o hotel corporativo, com 138 apartamentos e capacidade para até mil pessoas em convenções.

O secretário municipal de Turismo, Valdir Barbosa, que intermediou a negociação, esclareceu que o acordo com o SPC&VB é um passo adiante no segmento de turismo para a cidade, que através da parceria passará a ser divulgada no Brasil e exterior. O diretor do SPC&VB vê a entrada do Almenat como uma oportunidade para trazer mais eventos para o Estado. Declarou que o turismo de eventos globais diminuiu, em razão da crise internacional, mas que o de eventos regionais cresceu, devido à economia aquecida no País.

A entrada do hotel e da cidade no sistema do SPC&VB é oportuna, por razões regionais e também locais. Na visão do superintendente, a construção do terminal rodoviário no Centro beneficia diretamente o turismo. “O caminho, e especialmente no caso de Embu das Artes, é o turismo rodoviário”, disse. Esclareceu que as cidades a até 100 quilômetros da metrópole se beneficiam, acomodando o fluxo excedente no setor de eventos e incentivando a permanência de mais um dia de quem vem à Capital para praticar o turismo de lazer na cidade embuense.

São Paulo registra um evento a cada seis minutos e o segmento oferece 500 mil empregos. Realiza 120 das 176 grandes feiras do País ou uma feira a cada três dias, abarcando 75% do mercado nacional de eventos. A receita é de R$ 2,9 bilhões por ano, US$ 424, 2 milhões em locação de área para exposição. Nesse mercado circulam 4 milhões de visitantes/ano. Diariamente, 35 mil empresas realizam eventos ocupando 270 mil m² de áreas de pavilhão e 200 mil m² em centros de convenções e espaços hoteleiros, entre outros.

O acordo feito entre Almenat e SPC&VB ocorre como consequência de um trabalho conjunto entre iniciativas privada e pública, por meio da Secretaria de Turismo. O desenvolvimento do turismo é prioridade do governo municipal, que tem feito obras de iluminação, revitalização de praças, criação da Praça de Alimentação, pavimentação de avenidas e outras que melhoram a infraestrutura de Embu das Artes para receber turistas.

As empresas interessas em se filiarem ao São Paulo Convention and Visitors Bureau podem fazer contato pelo site www.visitesaopaulo.com.

----
Compartilhe nas redes sociais