Iwao Nakajima é homenageado com livro de sua obra

21/11/2016 - 0:00
Iwao Nakajima é homenageado com livro de sua obra
Acessibilidade

O Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de são Paulo (IPH) em parceria com a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, convidam para o lançamento do livro Iwao Nakajima e seu Mundo Naif, sábado, dia 3 de dezembro, às 11h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Na ocasião, será aberta exposição com obras do pintor. Entrada franca.

Escrito por Emanuel Von Lauenstein Massarani, com projeto gráfico de Raphael Pighinelli Stefanini, o livro tem capa dura e conta a história desse pintor tão apaixonado pela cultura brasileira e pela arte naif, tradição em Embu das Artes. “A essência da pintura de Nakajima repousa sobre uma substância poética própria. O pintor é muitas vezes um poeta que escreve poesia com o pincel; uma poesia ingênua e pura, que tem suas raízes na memória, na sensação íntima da própria realidade”, escreve o crítico Emanuel von Massarani.

Iwao Kakajima (1934/2011) nasceu em Guma, no Japão. Lá estudou pintura e desenho no Instituto de Pesquisa de Cerâmica e Porcelana de Nagoya. Em 1956, chegou ao Brasil como técnico de pintura sobre esmalte, iniciando seu trabalho na fábrica de porcelana Monte Alegre, em São Caetano do Sul, onde permaneceu até 1974. 

Passou a morar em Embu das Artes em 1977. Em 2010, ele representou a cidade na 10ª Bienal Naïfs do Brasil, em Piracicaba, surpreendendo com suas obras que encantam pelos traços leves dessa arte tão primitiva, ingênua e popular. Ele faleceu em 2011, aos 77 anos e 55 de Brasil. Procedente do Japão, ele conviveu com outros grandes artistas da cidade e naturalizou-se brasileiro em 1977.

Também em 2010, o pintor recebeu da Câmara Municipal a Comenda de Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes. Em 2004, ele recebeu a medalha de ouro no 55º Salão da Paisagem, em São Paulo, e em 2005, mais um ouro no 63º Salão Livre da Associação Paulista de Belas Artes (APBA). Também foi premiado com a medalha de prata no Salão Comemorativo dos 450 Anos de São Paulo, 44º Salão de Belas Artes e em exposições em Nova York, EUA. Participou das últimas exposições Nikkei de Arte e Craft, do Festival da Cultura Japonesa.

Em homenagem ao pintor, em 2013, a Prefeitura inaugurou o Viaduto Iwao Nakajima, que liga o centro da cidade aos bairros Jd. Mascarenhas, Jd. Maria Auxiliadora e Engenho Velho, através da Estrada dos Orquidófilos.

Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Sala Ana Moysés
Largo 21 de Abril, 29 – Centro Histórico
Embu das Artes

----
Compartilhe nas redes sociais