Divulgar o trabalho do Procon, conscientizar o consumidor de seus direitos e fazer atendimentos ao público. Esses são os objetivos do projeto Procon Itinerante que no último final de semana esteve nos bairros Jardim Vista Alegre e Jardim do Colégio. Nem a chuva impediu que fossem distribuídos mais de 800 panfletos com informações sobre as reclamações atendidas pelo Procon e os procedimentos para efetivá-las, além dos atendimentos realizados no local.
O Procon Itinerante teve início no mês de março desse ano. Os atendimentos são feitos nas feiras livres de Embu. Até este mês, segundo a coordenadora do Procon-Embu, Silmara Bergamini, foram mais de quatro mil pessoas atendidas pelo projeto.
Nas tendas o consumidor pode abrir Cartas de Informações Preliminares (CIPs) – é a primeira ação do processo de atendimento, em que o Procon registra a reclamação e a envia para o fornecedor. Caso ele não responda ou responda de forma desfavorável, marca-se uma audiência de conciliação.
No início, foram priorizadas as maiores feiras por atender maior número de pessoas. Os eventos eram realizados duas vezes por mês, com revezamento entre os bairros. Nesse final de semana foi diferente, o Procon atendeu em bairros menores em que nunca haviam estado, com o objetivo de “projetar esse trabalho para outros públicos e fazer maior divulgação do nosso serviço” – ressalta Silmara.