A manhã de 11 de dezembro foi de muita alegria e esperança para 60 jovens carentes das comunidades de Embu das Artes. Eles lotaram o Auditório da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, em Taboão da Serra, para receber o diploma do primeiro curso profissionalizante que tiveram oportunidade de fazer. O projeto é mantido pela CoopJovem (Sociedade Cooperativa de Trabalho de Assistentes ao Jovem), em parceria com a Prefeitura de Embu.
O assessor do prefeito Prefeito, Edson Bezerra, compareceu ao evento e disse que “devemos cuidar dos filhos de Embu com muito carinho para que eles tenham uma vida mais digna”. Ainda em seu pronunciamento, ele ressaltou que a Prefeitura de Embu trabalha seriamente para garantir o acesso dos jovens a cursos profissionalizantes de qualidade.
Mário Bandeira, presidente da Prodesp, destacou que o mais importante, de agora em diante, é que os jovens continuem estudando. “O curso contribuirá para o crescimento de cada um, mas é necessário que vocês nunca parem de estudar para agarrar as oportunidades” – afirmou.
Dona Antônia, uma das fundadoras da entidade, lembrou que a CoopJovem funcionava no porão de uma igreja, em Embu, e oferecia apenas o curso de marcenaria. Bem diferente dessa realidade, atualmente o projeto atende 60 jovens por ano, com diversos cursos profissionalizantes.
A cerimônia prosseguiu com homenagens, entrega de diploma e apresentação do balanço da CoopJovem. Além do certificado, os participantes também receberam um livro com a autobiografia de cada aluno.
Sobre a CoopJovem
A história da CoopJovem começou em 1989, quando alguns jovens da periferia de Embu das Artes participaram, pela primeira vez, de atividades profissionalizantes na entidade. Todos os anos, 60 adolescentes devidamente matriculados em escolas, entre 14 e 17 anos e 11 meses, são selecionados, por meio das associações de moradores de bairro, para participar da CoopJovem. Aproximadamente 1.000 jovens já foram atendidos.
Todos os anos, são oferecidos cursos de Marcenaria, Horticultura, Engraxataria, Jardinagem, Informática, Panificação e Artesanato. O grupo também tem aulas de Educação Física, Habilidades Interpessoais, Marketing Pessoal, Noções de Escritório, Inglês, estágio em várias áreas da Prodesp e participam de palestras educativas e passeios culturais. Juntas, as disciplinas favorecem a sociabilização e a iniciação profissional dos jovens, assim como melhoram a sua qualidade de vida e a da comunidade onde vivem.