Foi um sucesso o 1º Festival de Dança de Embu das Artes, realizado no início do mês de junho e organizado pela dançarina e professora de dança, Ana Paula Pires. Cerca de 600 pessoas assistiram ao festival que aconteceu no CTG União e Tradição, e teve a participação de 89 grupos de dança, num total de 241 dançarinos, de Embu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Diadema e vários bairros da capital paulista. O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e renda revertida à Casa da Amizade.
"O festival é um incentivo aos adolescentes para que se dediquem às coisas da dança, porque todo mundo gosta de dançar e ela pode ser uma possibilidade profissional", explica Ana Paula. Ela conta que começou a dançar aos 8 anos de idade e que a dança teve um papel fundamental na sua adolescência. "Enquanto eu me preocupava com coreografias, técnicas e com a roupa para as apresentações, eu via muitos jovens na rua, sem ter o que fazer, e isso não é bom", acrescenta a professora que já pensa no festival do ano que vem.
Divididos em categorias, dois grupos tiraram a nota máxima (10) em todos os quesitos: expressão, técnica, harmonia e coreografia. Os grandes ganhadores foram os seguintes: Grupo de Dança de Rua, Silêncio Criativo, de Taboão da Serra (eles também ganharam o primeiro lugar no festival da cidade), e que apresentaram uma coreografia a partir da violência; e o Grupo de Dança de Salão, Émerson e Brígida, dançando gafieira.