Kits de material escolar e uniforme: mais de 29 mil estudantes serão beneficiados

15/02/2016 - 0:00
Kits de material escolar e uniforme: mais de 29 mil estudantes serão beneficiados
Acessibilidade

“Costumo dizer que você pode dar roupas, tênis de marca para seu filho, mas tudo isso acaba. Agora, se você der educação, ninguém tira isso da criança. Educação é a chave do futuro, e se pai e mãe não valoriza, como o filho vai valorizar?”, disse o prefeito Prefeito durante a primeira entrega de kits de uniforme e material escolar de 2016. Mais de 29 mil estudantes serão beneficiados com um investimento de mais de R$ 7,4 milhões.

As primeiras entregas aconteceram hoje, 15/2, Escola Municipal Rosa Cirelli, no Jardim Santa Bárbara, e na Nei Isis Cristina, na Vila Isis Cristina, e percorrerão todas as escolas municipais e as creches conveniadas até o dia 3/3, quando os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E. M. Jacarandá, no Jardim Júlia, receberão os seus kits.

Este ano, os estudantes receberão 26 mil kits de uniforme com camisetas manga longa e curta, bermuda ou short-saia, calça e blusa, 24 mil kits de material escolar com em média 15 itens cada como lápis, lápis de cor, canetinha, giz de cera, borracha, caderno brochura, apontador, caneta a mochila, e 5.700 kits higiene com uma nécessaire, sabonete, escova de dentes, pasta, xampu, caneca e toalha. Os kits são compostos por diferentes itens para cada fase.

Além desses materiais e uniforme, os alunos receberão também kits do Palavra Cantada (Fase III, IV e V) e kits de livros infanto-juvenis variados do Planeta Leitura, direcionados para alunos dos 1ºs anos (quando a criança inicia o processo de leitura e alfabetização) e para os alunos do 5ºs anos (quando o processo se consolida). O Planeta Leitura é uma parceria da Prefeitura com a Editora Melhoramentos.

“O prefeito pediu que apresentássemos uma novidade para os estudantes esse ano. Os kits do Palavra Cantada e do Planeta Leitura são dois recursos pedagógicos fantásticos. Eles auxiliam os pais a acompanharem o desenvolvimento dos filhos na escola”, disse o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, que ainda reforçou o pedido de uso obrigatório do uniforme: “É uma questão de segurança para o aluno”, disse o secretário.

“Esse é um momento de reflexão sobre como queremos criar nossos filhos. Temos que valorizar esses direitos. Alguém vai dizer que é nossa obrigação, nós vamos dizer que é e vamos fazer, mostrando que somos responsáveis com nossos compromissos. Em 2002, não havia a entrega de kits, os pais tinham que arcar com a lista de materiais. Hoje, todas as crianças recebem o mesmo material”, afirmou o deputado estadual, Prefeito.

Débora Araújo Coelho Faria, 32, é mãe de Carolina Faria, 9. Sua filha estuda na E. M. Rosa Cirelli e ela já conhece bem o kit: “Sabemos que esse kit é muito bom, as crianças adoram receber, e nós também. É muito melhor que todos tenham a mesma coisa, pois ninguém se sente inferior. A qualidade do uniforme também é muito boa”.

Edma Ferreira de Souza, mora no Pq. Pirajuçara e ficou feliz com o kit do Palavra Cantada: “O Elias estuda na Nei Isis Cristina e sempre chegava em casa cantando essas músicas. Acabei gostando. Hoje, ficamos felizes com o kit, estou adorando”.

Também participaram das entregas o vice prefeito, Natinha; o vereadores Clidão do Táxi, Doda, Ney Santos, João Leite, Carlinhos do Embu, Jefferson do Caminhão, Rosana do Arthur, Edvânio Mendes, Jabá e Júlio Campanha;  os secretários Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Cristina Santos (Comunicação Social),  Edson Aparecido (Gestão Democrática), Francisco Iderval Teixeira Júnior (Assuntos Jurídicos) e Valdir Barbosa (Assuntos Estratégicos). As diretoras Olindina de Jesus Lima (Isis Cristina) e Liliane Santos Barros (Rosa Cirelli)

A entrega dos kits de uniforme e material escolar reforça e comprova os avanços do atual governo em relação à qualidade do ensino e o aprendizado dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino em 2016. Governo que também assegura o acesso e a permanência de 4 mil estudantes por meio do Programa Porta a Porta,  serve 53 mil refeições na merenda escolar, e tem expandindo o atendimento na educação infantil, por meio de convênios e da construção de mais cinco creches nos bairros: Valo Verde, Santa Emília, Vista Alegre, Jardim dos Moraes e Itatuba.

Com tantos avanços, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, foi agraciada com o Prêmio Palma de Ouro da Educação Brasileira que, a partir de ampla análise das ações, reconheceu nossa cidade entre as 100 melhores do País que fazem gestão educacional com eficiência.

Aproveitando o grande número de munícipes que participam das entregas de kits, a equipe da Secretaria de Gestão Democrática levou a Ouvidoria Ativa para as escolas, explicando o que esse importante instrumento de gestão e participação popular pode fazer pela população, apresentando suas funções, atribuições, como ela funciona e como podemos melhorar a eficiência dos serviços da Prefeitura.

Acompanhe aqui as próximas entregas

Veja aqui a lista de materiais

Confira as entregas em nossa fan page no Facebook: www.facebook.com/prefembudasartes

----
Compartilhe nas redes sociais