Limpeza do Córrego Ressaca caminha para final feliz

04/05/2009 - 0:00
Limpeza do Córrego Ressaca caminha para final feliz

O sonho dos moradores do Engenho Velho de acabar com a poluição do Córrego Ressaca e de melhorar a qualidade de vida está próximo de se tornar realidade. No domingo, 26/4, na Escola Municipal Iodoque Rosa, a Prefeitura de Embu e a Sabesp, a pedido de moradores, organizaram uma reunião onde foi apresentado e discutido o projeto de captação de esgoto do córrego e a adequação dos lançamentos de pias e tanques na rede de esgoto da Sabesp.

O morador do bairro e organizador do evento, João Defensor, frisou que a região possui áreas de mananciais e que é preciso preservá-las. “É comum ver nas ruas do Engenho Velho águas de pias e máquinas de lavar sendo despejadas no córrego e já que temos a rede de esgoto na maioria da região, devemos usá-la”, disse.

A engenheira da Sabesp, Yara Maria Fernandes, relatou que a maior parte do bairro já possui rede de esgoto, porém uma parte das casas na Rua Baronesa de Itu não tem acesso a este sistema. Para agravar a situação, segundo ela, muitas residências não fizeram a ligação correta de seus tanques e pias na rede da Sabesp, o que ocasiona mau cheiro e aparecimento de ratos.

Yara disse que o projeto envolve a remoção de esgoto das casas da Rua Baronesa de Itu que estão com cota negativa em relação à rede existente, ou seja, as redes de esgoto das residências não alcançam a área coletora da Sabesp que, em parceria com a prefeitura, realizará as obras para resolver o problema e podem estar concluída em dois ou três meses. As obras somente começarão após conversa da Prefeitura e da Sabesp com os moradores que invadiram a área de recreio.

Quando a obra estiver pronta e todas as casas fizerem a ligação da rede de esgoto com a Sabesp, em questões de semanas o córrego estará limpo, de acordo com Yara. A aparência do bairro também será melhor e não haverá esgoto a céu aberto melhorando a qualidade de vida dos moradores da região. Ela, no entanto, alerta para que a população tenha consciência de não jogar lixo no córrego, pois caso contrário os esforços de todos serão em vão.

Urbanização do bairro

O secretário de Obras, Edificações e Orientação Urbana, Milton Oliveira, disse que a prefeitura vai dar continuidade à obra de captação de esgoto e canalização entre as ruas Marquês de Pombal e Baronesa de Itu. A prefeitura e a Sabesp vão orientar os moradores de como devem fazer sua ligação e fornecer apoio técnico. Segundo ele, a prefeitura também fará outras intervenções na área, tais como: instalação de parquinho para crianças em dois trechos, plantio de mais de 25 árvores, além de arbustos e vegetação rasteira, instalação de iluminação pública e instalação de rampa para acesso aos trechos mais elevados, sem a criação de degraus, facilitando o acesso de cadeirantes.