Depois de implantar Núcleos de Cultura, com atividades de artesanato, canto, dança, música, artes plásticas e cênicas, criar Pontos de Cultura, em parceria com o governo federal, por meio do Ministério de Cultura, atualizar acervos de bibliotecas e construir centros culturais, entre outras iniciativas com a proposta de desenvolver a cultura e ampliar o acesso gratuito da população a ela no município, o governo Prefeito, por meio da Secretaria de Cultura, lançará novo programa. Trata-se do Projeto Cinema na Vila, com o objetivo de exibir filmes e promover encontros, com público e convidados, para debater temas cinematográficos, que está em fase de implantação.
Para desenvolver o projeto, o Governo Municipal recorreu ao Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica, da Secretaria Estadual de Cultura, que inclui doação de kits compostos por equipamentos de projeção e sonorização a cidades paulistas. Nesse programa, o município tem apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), que, por meio do Ponto MIS, fornece acervo, realiza eventos e capacitação profissional. Esse apoio para o programa em Embu das Artes já foi solicitado e aguarda pronunciamento da direção do MIS, que fornece filmes nacionais e estrangeiros, animações, ficções e documentários aos municípios.
Uma tela de projeção, 3x4m, um projetor, um aparelho leitor de DVD, uma mesa e duas caixas de som amplificadas para sonorização de ambientes fazem parte do Kit Cinema recebido pela Prefeitura. Com ele, filmes serão exibidos em espaços disponíveis como os centros culturais Mestre Assis, Pirajuçara e Santo Eduardo. Porém, o principal objetivo é levar cinema a auditórios, bibliotecas, escolas, praças e outros espaços, em todos os bairros. O projeto será executado em três etapas: agendamento e preparação do público para a visita ao cinema; a visita propriamente dita e o agendamento do trabalho e das ações após a sessão cinematográfica. A data de lançamento será divulgada oportunamente.
Projeto Cine(Poe)mas
Outro programa de cinema vem sendo realizado na cidade: o Projeto Cine(Poe)mas, com aulas aos sábados, 15h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, que ensinam interpretar em áudio poemas de autores brasileiros, com confecção de filme ao final. Esse projeto, que retorna no dia 19/8, é uma parceria entre Governo da Cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Oficina Cultural Metropolitana, gerenciada pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis), da Secretaria de Estado da Cultura.