Sete meses após o lançamento das primeiras turmas dos cursos de Informática Básica, do programa do Serviço Federal de Processamento de Dados do Ministério da Fazenda (Serpro), nos oito Telecentros da cidade, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, comemora o sucesso das formações.
Somente nesse período, mais de 300 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, cursaram ou estão cursando as aulas de informática básica, por meio do programa. Além da formação, que conta com apoio de monitores e oferece certificação ao final do curso, os Telecentros também oferecem acesso gratuito à internet, em horários paralelos as aulas e períodos pré-definidos, por meio do projeto internet solidária.
O principal objetivo dos treinamentos é a inserção dos usuários no mercado de trabalho, mas também há casos, como o da usuária Altamira da Silva Porcino dos Santos (65), onde os usuários buscam exclusivamente o conhecimento: “Eu não gosto de me sentir desatualizada, a tecnologia está em alta é preciso saber mexer. Tenho computador em casa, mas por enquanto não o uso. Quero aprender a me comunicar com as pessoas com e-mail. Aqui no Telecentro as professoras são muito boas e cuidadosas, nota dez”.
O curso é gratuito e tem duração média de três meses e as aulas são ofertadas em duas turmas no período da manhã e duas no período da tarde, com uma hora de duração cada. As inscrições estão abertas durante todo o ano. Para mais informações compareça a um dos Telecentros ou ligue (11) 4704-2005.
Telecentros
Jardim da Luz: Rua Caiçara, 71 – Jd. da Luz
Jardim Vazame: Avenida das Pombas, 283 –Jd. Vazame
Jardim Júlia: Avenida das Pombas, 73 – Jd. Júlia
Jd. Mimás: Rua China, 115 – Jd. Mimás
Associação Emilio Carlos: Rua Rudge Ramos, 545 – Jd. Emilio Carlos
Centro Cultural Santo Eduardo: Rua Iva, 100 – Jd. Santo Eduardo
Biblioteca Jd. Casa Branca: Av. João Paulo II, 5225 – Jd. Casa Branca
Biblioteca Central: Rua Nossa Senhora do Rosário, 241 – Centro