O Governo de Embu das Artes iniciou no último dia 10/3 a campanha de vacinação contra o HPV nas estudantes entre 11 e 13 anos das escolas públicas e particulares da cidade. O objetivo é prevenir o câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias no País. A previsão é de que 7.130 jovens sejam vacinadas na cidade. Até o momento, das 16 unidades básicas do município, oito já vacinaram 387 meninas.
Na fase de planejamento da campanha, a Secretaria de Saúde enviou uma equipe técnica para realizar reuniões com os diretores, coordenadores e supervisores das escolas municipais, estaduais e particulares, com o intuito de esclarecer mais sobre a doença, sobre a eficácia da vacina e sobre como seria o processo de vacinação. “Fizemos uma conversa geral com todos, solicitando que essas informações fossem repassadas aos professores e aos pais, para que todas as dúvidas fossem sanadas”, disse a dra. Cláudia Chagas, médica e assessora técnica da Secretaria de Saúde.
Com o intuito de esclarecer ainda mais, a diretora da escola municipal, Márcia Dantas, tomou a iniciativa e solicitou que a Unidade Básica de Saúde do bairro enviasse um enfermeiro para tirar as dúvidas de pais, alunos e professores durante reunião realizada na escola: “ Os pais já sabiam da campanha pela mídia, mas o enfermeiro ajudou conversando com todos. Além disso, os professores de Ciências Naturais fizeram um trabalho de conscientização em sala de aula, conversando com os alunos.”
O enfermeiro Marcelo Silva, que realizou a conversa prévia com os pais, também ajudou durante a efetiva vacinação das meninas. “Depois desse bate-papo com os pais, todos saíram muito mais tranquilos”, falou.
Rita de Cássia Lopes, 13, disse que pesquisou sobre a doença antes de ser vacinada. “ Sei mais ou menos o que é essa doença, mas entendi que preciso me cuidar para não ficar doente no futuro.”
A vacinação
Quem se vacinar neste ano precisa tomar a segunda dose daqui a seis meses e tomar reforço daqui a 5 anos. A vacina, que na rede particular custa R$ 500 reais, deve ser tomada em três doses para garantir sua eficácia.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Por tratar-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida.
O HPV também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.
Veja aqui as datas de vacinação nas escolas.