Marcada a instalação da passarela do Parque Jane e Vista Alegre

21/05/2009 - 0:00
Marcada a instalação da passarela do Parque Jane e Vista Alegre

Depois de esperar por décadas pela passarela e de acumular o histórico de muitas vítimas, a população do Parque Jane e do Jardim Vista Alegre pode comemorar. A obra na rodovia BR-116, para travessia no trecho do quilômetro 274 será iniciada no sábado, 23/05. A notícia da construção da nova passarela foi dada pelo prefeito Prefeito em reunião com os moradores dos bairros, no dia 18 de maio, na Escola Municipal Astrogilda de Abreu Sevilha.

Acompanhado do secretário adjunto de Obras, Vitor Mazetti, o prefeito apresentou detalhes da obra que é uma das mais antigas reivindicações dessas comunidades. “A luta sempre foi muito grande, pois quem mora aqui já perdeu alguém ou conhece quem perdeu algum familiar ou amigo em atropelamentos”, afirmou Prefeito.

Na ocasião, Prefeito convocou a comunidade a participar do movimento de início da obra, com os representantes da concessionária da Autopista Régis Bittencourt, OHL Brasil, no antigo quilometro 23, a exemplo do que aconteceu no dia 16/05, no Jardim Mimás. “As comunidades cresceram à margem da Régis Bittencourt e os moradores sempre se submeteram à travessia arriscada, mas ultimamente o trânsito aumentou muito, assim como a quantidade de moradores, o que torna mais urgente do que nunca resolver essa situação”, disse Maria Antonieta Nascimento, mais conhecida como dona Antonia, líder comunitária da Sociedade Santa Otília.

Estavam na reunião o vereador Silvino Bomfim, presidente da Câmara Legislativa, Edna Pires da Silva, coordenadora do CRAS Vista Alegre, Maria José Moraes Pires, diretora da Escola, padre Rubens (paróquia Santa Otília) e várias lideranças comunitárias.

Melhorias nos bairros

Questionado sobre a falta de pontos de ônibus ao longo da avenida Hélio Ossamu Daikuara, que liga os bairros Parque Jane e Jardim Vista Alegre ao centro de Embu, Prefeito afirmou que está pleiteando recursos do Ministério das Cidades para definir locais e fazer a cobertura das paradas.

O prefeito comentou que, nesses 120 dias de governo, já foi possível encaminhar algumas das solicitações como a instalação de uma Base Comunitária de Segurança. Os 40 guardas municipais estão sendo treinados e iniciam o trabalho em agosto. Destacados para a Base Móvel a serviço dos bairros, serão dois guardas no posto, dois em viaturas e dois fazendo rondas a pé.

Ainda para essa região da cidade, o prefeito relembrou o lançamento do programa Segundo Tempo, lançado na mesma escola em 09/05, para contemplar 200 crianças.

Na área de Saúde, o prefeito falou da reforma da UBS Vista Alegre, que começa no segundo semestre desse ano. Ele informou sobre a construção do Posto de Saúde do Jardim Mimás, medida que vai melhorar o atendimento ao dividir a quantidade de pacientes. Em breve será inaugurada a academia pública de ginástica, no terreno ao lado da escola estadual do Jardim Mimás.

A reforma estrutural do bairro também inclui a instalação do Centro Cultural com teatro e espaço para oficinas culturais e de artesanato onde hoje está a quadra do Vista Alegre.

Times de futebol

Sem lugar para praticar o esporte desde que o terreno dos “7 Campos” se tornou área particular, os representantes dos times de futebol compareceram à reunião para cobrar do prefeito Prefeito alguma providência, já que não podem mais contar com aquela área de lazer. Os técnicos dos times Futebol Boys, Barcelona, Vista Alegre, Linense, União, Alagoas, Vila Real, Boca Juniors e do Dinamáquina de futsal foram informados de que está sendo projetado um ginásio poliesportivo no terreno ao lado da igreja Santa Otília.

Prefeito afirmou que é muito importante a participação da comunidade nas orientações gerais, para que a equipe da secretaria de Obras desenvolva o projeto de acordo com as necessidades. “Os engenheiros vão se encarregar de incluir cancha de botcha ou qualquer outra solicitação que for indicada”, disse o prefeito. Ele esclareceu que, quando forem definidos a aquisição do terreno e os recursos financeiros para essa obra, o projeto arquitetônico já estará pronto para ser executado.

Ficou agendada para a primeira semana de julho a reunião entre representantes das equipes e os profissionais da prefeitura para definir os detalhes do projeto.