Meditação e lian gong transformam a vida de moradores

01/12/2017 - 14:54
Meditação e lian gong transformam a vida de moradores
Acessibilidade

 

Por meio de práticas integrativas e complementares, a Secretaria de Saúde de Embu das Artes vem atuando na prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde dos moradores. Recomendada, em 2002, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e incentivada pelo Sistema Único de Saúde, em 2006, as atividades físicas e meditativas ajudam a prevenir, controlar e reduzir doenças crônicas (diabetes, pressão alta e insônia), assim como agravos relacionados ao aumento das violências, acidentes e as incapacidades decorrentes. A ideia principal é que o tratamento do paciente não se restrinja exclusivamente a medicamentos.

A rede municipal de saúde oferece meditação e lian gong (ginástica chinesa). Mais de 400 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos participam dos encontros nas unidades básicas de saúde, ministrados por profissionais devidamente capacitados. Os resultados são bastante positivos.

Com apenas 12 anos, Gerson M. dos Santos já sofria de ansiedade. Depois que começou a fazer meditação na UBS Santa Tereza, se sente mais calmo e relaxado. “Me ajudou a ter mais cuidado com o que eu falo com os meus amigos e a dormir melhor. Eu indico a todas as pessoas que necessitam de ajuda para ter mais controle sobre suas ações” – relata.

Foi também com a meditação que Geraldo Magela, 70 anos, teve sua vida transformada. Sofrendo há anos com depressão, passou por diversos psiquiatras e psicólogos, mas foi a meditação sua “porta de entrada para a libertação e superação da doença”, como ele mesmo define. Praticante na UBS Vista Alegre, teve alta da psiquiatria e deixou os remédios. Segundo ele, a meditação é o melhor tratamento para que você possa superar qualquer tipo de problema na vida.

Subir uma ladeira era motivo de muita dor para Maria do Carmo, 64 anos. Depois que ela passou a frequentar as aulas de lian gong, na UBS Vista Alegre, tudo melhorou. O joelho e a coluna já não doem mais. “Durmo e me alimento melhor. Chego em casa e tenho vontade de fazer tudo” – conta. Com o nervo ciático e a coluna comprometidos, Celia Dionísio, 53 anos, seguiu o conselho do amigo e começou a frequentar as aulas de lian gong na UBS São Marcos. “Sou diarista, meu serviço é pesado e eu tinha que me medicar para dormir” – relata. Após três aulas, ela já sentiu a diferença e não precisa mais tomar remédio. 

As atividades são abertas a todos, independentemente de estar ou não passando por algum problema. Para participar, não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer na unidade no dia da aula. Programação:

SANTA EMÍLIA
Lian gong e meditação
Segunda-feira, 8h, Quadra de Esportes – Rua Capri, s/nº
Sexta-feira, 8h, na Associação Internacional de Interesse à Humanidade – Rua Rudge Ramos, 545 – Jardim Irapiranga
Meditação
Terça-feira, 12h, Biblioteca da Escola profº Paulo Freire – Estrada de Itapecerica, 1904

SANTA TEREZA
Meditação
Segunda-feira, 8h, na Briquedoteca ao lado da UBS – Rua Butantã, 100

SANTO EDUARDO
Lian gong
Sexta-feira, 7h, no Ginásio de Esportes Dom José – Avenida Lorena, s/nº, Jardim Dom José

PINHEIRINHO
Meditação
Quarta-feira, 10h, na UBS – Rua Paineiras, 204

SÃO MARCOS
Lian gong
Terça e sexta-feira, 15h, no salão da Paróquia São Marcos – Rua Augusto de Almeida Batista, 547

SÍLVIA
Meditação
Quarta-feira, 8h, na Associação Amigos do Bairro – Rua Piauí, 326

ÂNGELA
Meditação
Segunda-feira, 11h, na UBS – Rua Flamengo 66

VISTA ALEGRE
UBS – Praça Cuiabá, 100
Quinta-feira:
8h – Lian gong e meditação (todas as idades)
11h – meditação para gestantes
15h – meditação para jovens
Sexta-feira:
12h30 – meditação para adolescentes
13h30 – meditação para crianças e seus familiares
15h – meditação para adultos

VALO VERDE (CENTRO DE ESPECIALIDADES)
Meditação
Terça-feira, 11h – Estrada São José, 1186

 

----
Compartilhe nas redes sociais