Baião, forró, sertanejo. Não importa o ritmo, os idosos de Embu das Artes estão sempre animados para o Baile da Melhor Idade, realizado mensalmente, desde 2002, pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na tarde de 23/8, os idosos se reuniram no Ginásio Municipal Hermínio Espósito para dançar e trocar experiências. Mais de 200 pessoas compareceram ao evento.
“Eu amo dançar e estar com meus amigos. Sempre que posso, participo, pois aqui eu escuto música sertaneja de verdade”, disse Maria Aparecida de Oliveira, 63, moradora do Jd. independência. Maria Aparecida Câmara, 62, mora no mesmo bairro e endossa o comentário da amiga, e acrescenta: “Aqui toca música que todo mundo gosta! Antigamente, tínhamos vergonha de falar que nosso estilo era a música sertaneja. Hoje, virou moda e toca em todo o lugar.”
Maria José Dias Lacerda, 62, do Jd. Casa Branca, veio acompanhada do marido, José de Lacerda, 67. “Ele só vem para olhar, eu já amo um baile, caio mesmo na farra”, falou. Ela participa do CCI há tanto tempo que “esqueceu quando começou”. Há um ano, freqüenta o coral do CCI.
Além de curtir boa música, os idosos puderam fazer um lanche nas barracas de comes e bebes (canjica, amendoim, cachorro quente e refrigerante) e se divertir na de jogos (boca do palhaço e pescaria).
Idosos assistidos
O baile é apenas uma das inúmeras atividades realizadas pelo governo da cidade de Embu das Artes para o público da terceira idade. Como parte de um projeto de desenvolvimento de políticas públicas para o idoso, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, o prefeito Prefeito inaugurou, em 2011, a sede do Centro de Referência do Idoso (CRI) Elisia Cachoeira, que informa e promove conscientização quanto aos direitos e deveres da pessoa idosa. O CRI dispõe de três salas de atendimento e uma para integração e descanso.
As Academias Públicas, os Telecentros, a realização dos Jogos da Terceira Idade, a programação disponível para idosos nos Núcleos de Cultura, as atividades promovidas nos Centros Culturais Jd. Santo Eduardo, Parque Pirajuçara (complexo EM Valdelice Prass) e Mestre Assis, no Centro, a criação da Universidade da Terceira Idade (Uati), da Unifesp, e a instalação do Centro do Idoso no Parque da Várzea do Embu-Mirim, em construção, são outras iniciativas do governo municipal dirigidas aos idosos de Embu das Artes.
Centro de Referência do Idoso – CRI
Rua Dona Bernadina, 37, Jd. Arabutã
Telefone: (11) 4704-4568
E-mail: criembu@ig.com.br
Centro de Convivência do Idoso – CCI
Alameda Fernando Batista Medina, 120, Jd Arabutã
Telefone: (11) 4778-0286
E-mail: criembu@ig.com.br