Memorial celebra aniversário de Mestre Sakai

03/01/2008 - 0:00
Memorial celebra aniversário de Mestre Sakai
Acessibilidade

Verba federal valoriza trabalho do Mestre Sakai do Embu, conhecido internacionalmente pela qualidade de seu trabalho

A Prefeitura da Estância Turística de Embu lembra o 94º aniversário do terracotista Mestre Sakai de Embu no dia 5 de janeiro com a expectativa de ampliar o número de alunos, visitantes e turistas ao museu e escola de terracota Memorial Sakai de Embu. A reforma do prédio que abrigará um novo ateliê de 200 metros quadrados e a construção da Capela de Santa Cruz – desejo antigo dos moradores do bairro e do próprio ceramista – estão em ritmo acelerado no recinto externo de festas do Memorial, com previsão de conclusão para final de fevereiro. A festa acontece a partir das 12h, com Folia de Reis e almoço para convidados no Memorial Sakai, localizado no bairro Cercado Grande, Embu das Artes.

Sakai era um ardente defensor da Festa de Santa Cruz e, curiosamente, faleceu no dia 2 de maio de 1981, em plena festa de Santa Cruz, sendo sepultado em 3 de maio, dia consagrado à Santa Cruz. Segundo Tônia do Embu, discípula do mestre e coordenadora do Memorial, antes de morrer Sakai pediu a ela e à sua esposa Sizuca que fossem até o Cemitério do Rosário e acenassem de lá para que ele escolhesse o local de seu túmulo, de onde ele poderia admirar e velar pelo antigo Cruzeiro e pelos baixos relevos em terracota feitos por ele e seus alunos, além de "observar" a festa de Santa Cruz realizada todos os anos no mesmo local. Localizado na parte alta da cidade, do Memorial é possível avistar o Cemitério do Rosário onde está sepultado o mestre.

Escola gratuita

Em 2003, a Prefeitura de Embu reparou uma injustiça histórica. Parte da obra de Mestre Sakai foi destruída durante a administração do ex-prefeito Oscar Yazbek: 48 peças em terracota viraram cacos, entre elas a Via Crucis e os painéis de lendas do Embu e brasileiras, totalmente destruídas a golpes de picareta. Após um longo e minucioso trabalho de restauração coordenado por Tônia do Embu, as placas em cerâmica ganharam um novo abrigo à altura de sua importância. Essa reconstrução aconteceu graças ao investimento da Prefeitura com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). A terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada, de cor natural laranja acastanhado.

Em quatro anos, o Memorial Sakai recebeu cerca de 35 mil visitantes e 500 alunos, principalmente de escolas do município e região. Além de museu, o Memorial Sakai é uma escola gratuita da arte em cerâmica. O aluno também recebe todo o material para desenvolver a técnica.

Tadakiyo Sakai nasceu em 5 de janeiro de 1914, em Tushima, Nagasaki, no Japão. Desde a infância, mostrou o gosto pela pintura, desenho e escultura. Em 1928, vem ao Brasil, onde seu pai acaba falecendo e Sakai fica no país. Morou em Pinheiros, Taboão da Serra e fincou-se em Embu das Artes em 1952, onde conheceu e conviveu com Cássio M´Boy e um grupo incrível de artistas que tornaram a cidade conhecida em todo o mundo por sua arte.

A obra está sendo viabilizada a partir da liberação de emenda parlamentar do Governo Federal no valor de R$ 200 mil.

Memorial Sakai de Embu
Aberto de 2ª feira a domingo, das 9h às 17h
Visitas monitoradas e palestras – agendamento antecipado

Oficinas a partir de 15 de fevereiro
Rua Rebolo Gonzales, 185 – Vila Cercado Grande – Cruzeiro da Paz
Embu das Artes – São Paulo – Brasil – Telefone: (11) 4241-5993

----
Compartilhe nas redes sociais