O dia de sol e a música brasileira de raiz iluminaram a comemoração de aniversário de dois anos (15/11) do Memorial Sakai, dentro da programação do Natal das Artes de Embu. Autoridades e público se encantaram com as melodias tocadas e cantadas pelos 40 membros da Orquestra de Violeiros de Osasco, combinação perfeita para a apreciação dos trabalhos em terracota do Mestre Sakai de Embu e seus discípulos. Entre eles, os 22 baixos-relevos dos alunos do memorial, sobre temas da vida cotidiana em seus bairros, que dão continuidade ao trabalho do grupo Sakai de Embu. Destaque para a escultura, pintura e fotos do artista Dulpho Magalhães, discípulo do mestre, e amigo de Tônia de Embu, ceramista coordenadora do memorial desde a sua inauguração.
"É muito bom ver como ele é querido", afirma Mário Sakai, único filho de Sakai, presente ao evento. Emocionado, ele conta que sempre acompanhava o pai em seus trabalhos e que Tônia é como uma irmã. Orgulhoso pelo sucesso do pai, diz que "é muito bom ver os frutos do seu trabalho". A comemoração contou, ainda, com as presenças de outros familiares de Sakai: a cunhada Maria Kawai (Maria de Embu, seu nome artístico), ceramista, 76 anos de idade, moradora de Embu; a sobrinha Luiza Mitukp Yamasaki (Luiza Miy), ceramista, 54 anos, moradora de Santo André; e Suzana Yuriko Akiyoshi, sobrinha neta de Sakai, 28 anos, também de Santo André.
Para o prefeito de Embu das Artes, Prefeito, o momento é de muita emoção pois o número de visitantes – 20 mil visitas neste período, principalmente alunos de escolas do município e região " comprova o acerto da administração ao fazer a reconstrução do espaço e recuperação das obras de Sakai. "Ouvindo essa melodia e observando essas obras, que são a expressão da alma de seus autores, percebo que pouco importam as inovações tecnológicas se não resgatarmos essa simplicidade. Estou feliz por temos resgatado a memória de Sakai e termos aqui a memória viva do escultor em seus discípulos. Isso é muito importante porque um povo sem memória não tem história e não sabe se valorizar", frisou Francisco Brito, secretário de Cidadania e Assistência Social. Também estiveram presentes: Roberto Terassi, vice-prefeito, o secretário de Turismo, Renato Gonda e os vereadores Manoel Raymundo e Clidão do Taxi.
Em uma área de 400 metros quadrados, o Memorial é um espaço cultural que, além do museu com obras do mestre e de seus alunos, tem exposições periódicas de outros artistas plásticos. E onde funciona uma escola de cerâmica e esculturas em terracota, gratuita, cujo objetivo é descobrir novos talentos. Atualmente, possui 30 alunos e está aberta a novas inscrições.
Memorial Sakai de Embu
Aberto de 2ª a Domingo, das 9h às 17h
Visitas monitoradas e palestras : agendamento antecipado
Rua Rebolo Gonzales, 185 – Vila Cercado Grande – Cruzeiro da Paz
Embu das Artes – São Paulo – Brasil – Telefone: (11) 4241-5993