Memorial Sakai: Embu ensina arte milenar da terracota

08/01/2007 - 0:00
Memorial Sakai: Embu ensina arte milenar da terracota
Acessibilidade

Uma festa caipira marcou o aniversário de 93 anos do ceramista Sakai de Embu, realizada no Memorial Sakai, em 5 de janeiro. A Folia de Reis do Marajoara, criada em 1961 no município, saudou e abençoou os presentes e o painel em terracota executado por José Luiz Aleman, Helaine Malca, Alex Bilo, Ademir da Silva e Tônia de Embu inaugurado pelo prefeito Prefeito, Tônia do Embu, Renato Gonda, secretário de Turismo, e alunos que freqüentam as oficinas do Memorial Sakai. A terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vidrada, com cor natural laranja acastanhado.

 

O prefeito apreciou a qualidade da obra realizada por alunos. Com 1,50m de altura e 1,10m de largura, na entrada principal do prédio, o painel mostra a figura de um touro, um ícone na obra do Mestre Sakai e que para ele representava a vitalidade e a energia para seguir em frente. Quando ele visitava algum amigo doente, ele o presenteava com o seu touro. Este era seu modo de lhe desejar força e energia para se recuperar rapidamente.

"É gratificante saber que esta obra foi feita por um aprendiz de cerâmica, e é motivo de orgulho saber que estamos ensinando aos nossos jovens essa arte milenar", disse destacando a importância do Memorial e do trabalho realizado pela equipe de Tônia do Embu, discípula do Mestre Sakai e coordenadora do espaço. "Tenho certeza de que esta obra será mais um atrativo turístico da cidade", frisou.

Renato Gonda, secretário de Turismo, lembrou que o turismo cultural sempre foi o grande forte da Estância Turística de Embu e que o painel compõe a idéia de multiplicar os pontos de visitação cultural no município. "Desenvolvendo o turismo, estaremos desenvolvendo o comércio e gerando renda para a população", afirmou Gonda.

A vereadora Maria das Graças também esteve presente e destacou o respeito e o carinho da população com o Memorial, principalmente dos moradores vizinhos. "Por isso tudo é nosso dever mantê-lo sempre belo e útil à população", falou.

Ainda este ano, o Memorial Sakai terá mais um atrativo aos visitantes. Prefeito informou a todos que o Governo Federal liberou uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, para reforma do prédio e construção da Capela de Santa Cruz no recinto externo de festas do Memorial. Um sonho antigo do mestre Sakai, ardente defensor da Festa de Santa Cruz. Curiosamente, ele faleceu no dia 2 de maio de 1981, em plena festa de Santa Cruz, e foi sepultado em 3 de maio, dia consagrado à Santa Cruz.

O Memorial Sakai está aberto à visitação durante o período de férias, mas as oficinas gratuitas só recomeçam em fevereiro.

Memorial Sakai de Embu
Aberto de 2ª a Domingo, das 9h às 17h
Visitas monitoradas e palestras – agendamento antecipado
Oficinas a partir de fevereiro
Rua Rebolo Gonzales, 185 – Vila Cercado Grande – Cruzeiro da Paz
Embu das Artes – São Paulo – Brasil – Telefone: (11) 4241-5993

----
Compartilhe nas redes sociais