Memorial Sakai prepara-se para crescer

09/01/2008 - 0:00
Memorial Sakai prepara-se para crescer
Acessibilidade

A Prefeitura da Estância Turística de Embu lembrou o 94º aniversário do terracotista Tadakiyo Sakai no dia 5 de janeiro com a visita da Folia de Reis do Marajoara e a presença de alunos, ex-alunos e muitos simpatizantes e colaboradores do Memorial construído em homenagem ao artista. "Estamos muito felizes em vencermos mais uma etapa na história do Memorial", disse Tônia do Embu, terracotista e coordenadora do Memorial Sakai, referindo-se à reforma do prédio que abrigará um novo ateliê de 200 metros quadrados e a construção da Capela de Santa Cruz. As obras estão em ritmo acelerado no recinto externo de festas do espaço, com previsão de conclusão para final de fevereiro.

"Essa reunião demonstra que o Memorial está se consolidando como espaço cultural e turístico da cidade", frisou o prefeito Prefeito, lembrando que a Capela de Santa Cruz será um incentivo a mais ao importante segmento da cultura religiosa, bastante forte no município com a Festa de Adoração de Santa Cruz, as Folias de Reis e o Tapete de Corpus Christi. O artista José Luiz Aleman está responsável pela execução dos desenhos das obras em terracota que decorarão o interior e o exterior da capela.

A notícia sobre a ampliação do número de alunos, visitantes e turistas ao museu e escola de terracota foi recebida com aplausos pelos presentes. Gabriel Borba, ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea – MAC USP -, hoje responsável pela instalação interior da nova sede do MAC no antigo prédio do Detran, em São Paulo, disse que a administração municipal tem tido excelentes iniciativas no campo cultural, mas afirmou que a cidade "ainda fica devendo em termos de outras salas de arte e cultura para o município, principalmente se considerarmos a chegada da segunda fase do Rodoanel e o grande afluxo de pessoas que virão com a sua instalação". A obra está sendo realizada com verba de emenda parlamentar do deputado Devanir Ribeiro, que valoriza o trabalho do Mestre Sakai do Embu, conhecido internacionalmente pela qualidade de seu trabalho.

Segundo ele, a cidade deve se preparar para isso "dando apoio efetivo às artes embuenses e condições para que os artistas desenvolvam seus trabalhos, pois esse é o destino desenhado para a cidade desde a década de 60 quando aqui chegaram Cássio M´Boy, Solano Trindade, Sakai do Embu, Assis do Embu, entre tantos outros". Ele acha importante a convivência entre a arte e o "manufatureiro", o industrianato, mas acredita ser necessário "criar possibilidades para que o artístico concorra com o comercial". A abertura dos ateliês à visitação e a multiplicação das palhoças de arte ao vivo no Centro Histórico têm o espírito necessário a essa revitalização, na sua opinião.

Freqüentador do Memorial, Borba considera preciosa a sua localização (no Cercado Grande, região central), de onde se avista boa parte da cidade e que valoriza o bairro. "O Memorial é importante não só por divulgar as obras do Sakai, mas por ter uma coordenação que preserva os ensinamentos práticos do Mestre, que se diferenciou por distanciar-se da cerâmica mais tradicional, com a confecção de potes, e por atuar com a cerâmica enquanto escultura", explicou.
 
Escola gratuita
A partir de 15 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para as oficinas do Memorial Sakai. Além de museu, o Memorial Sakai é uma escola gratuita da arte em cerâmica. O aluno também recebe todo o material para desenvolver a técnica. Em quatro anos, o Memorial Sakai recebeu cerca de 35 mil visitantes e 500 alunos, principalmente de escolas do município e região.
 
Memorial Sakai do Embu

Aberto de 2ª feira a domingo, das 9h às 17h
Visitas monitoradas e palestras – agendamento antecipado
Oficinas a partir de 15 de fevereiro
Rua Rebolo Gonzales, 185 – Vila Cercado Grande – Cruzeiro da Paz
Embu das Artes – São Paulo – Brasil – Telefone: (11) 4241-5993

----
Compartilhe nas redes sociais