Merendeiras da rede recebem capacitação

01/07/2014 - 0:00
Merendeiras da rede recebem capacitação
Acessibilidade

A Secretaria de Educação iniciou ontem, 30/6, uma capacitação para todas as merendeiras da rede municipal e creches conveniadas. A idéia é trazer para dentro do ambiente de trabalho das profissionais as boas práticas de higiene e manipulação correta dos alimentos servidos aos estudantes da cidade. A capacitação ainda acontece em mais três dias: 2,3 e 4/7, das 8 às 17h, sempre no Centro Cultural Mestre Assis. No primeiro dia, mais de 70 pessoas assistiram às orientações. O objetivo é atingir as 250 merendeiras da rede.

“A capacitação de nossas merendeiras veio para consolidar a política de segurança alimentar em nossas escolas. Elas receberão material de procedimentos e orientações para que o trabalho seja feito com toda a higiene e segurança. Isso também é valorizar o servidor”, disse o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis.

A palestra foi ministrada pela nutricionista da empresa de assessoria em alimentação escolar Qualy Food, que abriu os trabalhos falando sobre as boas pràticas nas cozinhas, as doenças transmitidas pelos alimentos, noções de contaminação e microbiologia, higiene e preparo seguro dos alimentos e procedimentos de prevenção. Este é apenas o primeiro módulo da capacitação. Nos próximos dias, mais dois módulos serão ministrados (Padrões de Qualidade e Alimentação Infantil).

Segundo a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar, a nutricionista Célia Balsi, o principal objetivo da capacitação é garantir que todos os alimentos sejam rigorosamente preparados. “Pensamos na elaboração do cardápio, mas elas é que colocam a mão na massa e têm a responsabilidade de executar, respeitando as necessidades nutricionais de cada faixa etária e com o grau máximo de higiene”, alertou Balsi. Rumi Hatano, Camila Martins e Erika Rybczynski também fazem parte da equipe nutricional da secretaria.

Merendeiras satisfeitas

“A cada ano, muita coisa muda e se renova. A capacitação nos prepara para enfrentar tudo o que acontece de novo”, disse Ângela Aparecida, merendeira da EM Valdelice Ap. Medeiros Prass há 5 anos.

Mariza Menezes também trabalha na escola Valdelice e acredita que é sempre bom se reciclar: “É sempre bom relembrar e aprender coisas novas”.

Ao final, as merendeiras participaram de sorteio de prêmios oferecidos pelas empresas fornecedoras da Prefeitura: Socom (biscoitos), Fridel (carnes), Lotti (carnes), Crialimentos (bebidas lácteas), Licitare/Mafurgel (bolinho/pão), Citrocardilli (sucos) e Pontual (hortifruti e estocáveis).

----
Compartilhe nas redes sociais