Pelo segundo ano consecutivo, a Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça da Prefeitura de Embu programou uma série de manifestações culturais e esportivas, de 10 a 23/11, para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11). Com objetivo de promover a igualdade racial e de gênero, valorizar a identidade afro-brasileira e combater o racismo, estão agendadas atividades gratuitas na região periférica e no Centro da cidade. A solenidade de abertura acontece dia 11, às 15h, no Centro Cultural Embu das Artes (Largo 21 de Abril, 29 – Centro), com abertura da Exposição 16 Orixás e apresentação de grupos de dança e música. Dia 20, a partir das 15h, acontece um grande show na Praça da Lagoa (Av. Elias Yazbek, s/n.º) com os grupos Z’áfrica Brasil e os ZafricanoZ, Dinho Nascimento (MPB), Ilú Obá de Min (banda feminina de percussão) e Nipe de Percussão do Teatro Popular Solano Trindade. Confira a programação:
10/11 – 14h – E.M. Sueli Maria Hipólito (R. Butantã, 100 – Jd. Santa Tereza) – Roda de Conversa com Carlos Caçapava, percussionista, compositor, professor de percussão e pesquisador de ritmos e instrumentos afro-brasileiros
15/11 – 19h – Praça do Jd. Vazame (rua Augusto de Almeida Batista) – Cinema na Praça com filme "Narradores de Javé"
18/11 – a partir das 9h – Quadra do Jd. Sto. Eduardo (rua Maringá com rua Formosa) – Basquete de Rua, grafite (Image, Nilo, Magros e Gambah) e música com o Dj Meio Quilo; tenda da saúde e oficina de dança afro. Show de hip hop a partir das 14h com os grupos Irmão de Atitude, Crônicas Sul, Esquadrão Maloca, Negro Sempre Negro, Segunda Via, Zinho da Trindade, Quinta Essência e Artifício.
21/11 – 14h – Centro Cultural Embu das Artes – Seminário sobre a Lei Maria da Penha
21/11 – 19h – E.M. Paulo Freire (Estr. de Itapecerica a Campo Limpo, Jd. Sta. Emília) – Exibição do filme "Narradores de Javé"
23/11 – 14h – Seminário de Saúde para População Negra – Local a definir