Mesmo com 90% das crianças vacinadas, campanha continua

16/08/2011 - 0:00
Mesmo com 90% das crianças vacinadas, campanha continua
Acessibilidade

No sábado, 13/8, mais de 18 mil crianças tomaram a vacina contra a Poliomielite (ou Paralisia Infantil) na segunda fase da campanha de vacinação que ocorreu em todo o país. Mesmo assim a campanha ainda continuará. Segundo Leonardo Marcolan, enfermeiro e coordenador da Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Embu das Artes, o índice ficou dentro da média das campanhas anteriores, no entanto, foi aquém do esperado que era imunizar, pelo menos, 95% das crianças do município.

Para atingir a meta, o Governo da Cidade de Embu das Artes estenderá a campanha até conseguir imunizar todas as crianças. Por isso é importante que os pais, ou familiares, levem as crianças, com idade entre 0 e 4 anos, em qualquer unidade de saúde para tomar a vacina. No dia, também poderá atualizar as outras vacinas.

Em junho, foi realizada a primeira fase da campanha em que foram vacinadas 21.713 crianças. O número representa 107% da população do município com idade entre 0 e 4 anos que é de 20.142 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é que esse número seja atingido também na segunda fase.

A Poliomielite

A Paralisia Infantil é uma doença infecto-contagiosa grave que deixa sequelas e pode matar. Para prevenir, bastam apenas duas gotinhas da vacina Sabin que podem salvar uma vida.

No Brasil, a Poliomielite foi erradicada graças às estratégias de vacinação realizada por meio de campanhas nacionais como essa. Mas para o país continuar com a doença erradicada, é preciso que os pais continuem levando seu(s) filho(s) nos dias de campanha independente se as vacinas estão em dia ou não.

----
Compartilhe nas redes sociais