O feriado de Corpus Christi contou com a confecção dos tapetes em diversas paróquias de Embu das Artes, na quinta-feira, dia 21/6. A festa tradicional da igreja católica tem como princípio celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Como um ato de fé pública é de costume confeccionar tapetes e em certo momento da celebração da palavra, o padre realiza a procissão pelas ruas do bairro para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Em Embu das Artes diversas paróquias realizaram a confecção dos tapetes com o trabalho voluntário de fiéis da própria comunidade, muitos deles começaram a ser preparados na véspera da festa, ou seja, na quarta-feira à noite ou mesmo na madrugada da quinta-feira.
Origem do Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.