Ministério da Ciência e Tecnologia realiza fórum para discutir desenvolvimento da região

06/06/2005 - 0:00
Ministério da Ciência e Tecnologia realiza fórum para discutir desenvolvimento da região
Acessibilidade

O município de Taboão da Serra foi o palco escolhido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para a realização, nos 1 e 2 de junho, do I Fórum de Inovação Tecnológica, Inclusão Social e Redes de Cooperação, que reuniu representantes dos 15 municípios da região oeste da Grande São Paulo para discutir alternativas de desenvolvimento de acordo com a realidade das cidades envolvidas.

A abertura do Fórum, realizada no Cemur, contou com as presenças dos prefeitos Prefeito (Embu), Emídio de Souza (Osasco), Jorge Costa (Itapecerica da Serra), José Merli (São Lourenço da Serra), Wálter do Posto (Embu-Guaçu) e do anfitrião Evilásio Farias, que ressaltou o fato desse evento acontecer em Taboão da Serra, o que demonstra a preocupação do Governo Federal em promover não só a inclusão social, mas também combater a exclusão territorial, que sempre deixou as cidades da periferia da Grande São Paulo à margem das políticas de desenvolvimento promovidas pela administração pública nacional e estadual.

Também participaram da mesa de abertura o coordenador geral dos fóruns, César Callegari; o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, Lourival Mônaco; o diretor superintendente do Instituo de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Guilherme Ary Planski; o diretor executivo do Instituto Uniemp, Maurício de Prates Campos Filho; e o secretário nacional de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rodrigo Rollemberg.

"A inclusão social é marca e prioridade do governo do presidente Lula e os trabalhos do Ministério da Ciência e Tecnologia não poderiam ser realizados sem a preocupação com esse viés (…) Com a realização desses fóruns regionais, nossa expectativa não é apenas traçar um diagnóstico das cadeias produtivas, mas propor ações efetivas e indicar parcerias que promovam o desenvolvimento tecnológico e o crescimento econômico", afirmou Rollemberg para um público estimado em mais de 500 pessoas.

A abertura do fórum foi seguida de uma mesa de discussões promovida para contextualizar a relação existente entre inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e inclusão social, que contou com a mediação do prefeito Emídio de Souza e as palestras de Guilherme Ary Plonski (IPT) e Erney Plessmann de Camargo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Após o almoço foram realizadas duas conferências. A primeira teve como tema o "financiamento aos programas de inovação tecnológica como instrumento de luta contra a pobreza e promoção da inclusão social", sendo comandada pelo prefeito Evilásio farias e tendo como conferencistas Rodrigo Rollemberg e Sérgio Machado Resende, presidente da Financiadora de Estudos e Pesquisas do Governo Federal (Finep).

A segunda conferência da tarde, que teve como tema a caracterização socioeconômica da região oeste e como conferencista César Callegari, foi coordenada pelo prefeito de Embu e presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo, Prefeito, que destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da região.

"São inegáveis as transformações que o Brasil tem vivido desde 2003. A realização deste fórum mostra essa mudança, já que, pela primeira vez na história, o Governo Federal está envolvendo a população de nossas cidades na elaboração de propostas (…) Nós precisamos trabalhar em conjunto, independentemente de partido, religião ou raça, para que os municípios de nossa região se desenvolvam de maneira ordenada, dando atenção especial à parcela excluída da nossa população", afirmou o prefeito Prefeito. 

Utilizando a estrutura disponibilizada pela Faculdade Taboão da Serra (FTS), no dia 2 de junho foram instalados os grupos de trabalhos dos seis eixos temáticos propostos pela organização do fórum: Arranjos Produtivos Locais, Educação, Desenvolvimento Local e Economia Solidária, Saúde, Planos Diretores e Cultura.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Embu, Rosimary Mendes Matos, ficou com a responsabilidade de dirigir o grupo de trabalho de Educação, que contou com palestras ministradas pelos professores José Norberto Callegari Lopes e Alícia Freijó Rodríguez, especialistas em gestão educacional do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), por  Alberto Medeiros, coordenador da área de tecnologia da informação da FTS, e pela educadora Martha Debuque Pimenta, coordenadora do Programa Avizinha da Universidade de São Paulo (USP).

Dentro de 90 dias o fórum deve ter seu primeiro desdobramento, com um encontro realizado em Osasco para dar continuidade às discussões levantadas pelos seis grupos de trabalho e avançar nos projetos de parceria entre os município da região para a promoção do desenvolvimento e da inclusão.

----
Compartilhe nas redes sociais