Na manhã de sexta-feira, 19 de novembro, Dia da Bandeira, crianças e jovens de escolas municipais, estaduais e particulares, além de instituições, participaram da Mostra Cultural Embu das Artes Todo Mundo Quer, baseada no livro de Raquel Trindade, Conto, canto e encanto com minha história… Embu Aldeia de M’Boy. O desfile era para ter sido realizado dia 7 de setembro, mas foi suspenso devido à chuva. Como o tema está relacionado com a influência de representantes da raça negra na história e na cultura do município, o evento passou a integrar a programação do Mês da Consciência Negra, que segue até 30 de novembro em diversos pontos da cidade.
Com figurino caprichado, os estudantes desfilaram ao o longo da avenida Tomaz Antônio Gonzaga, no Jardim Independência, com muita alegria. Bastante emocionada, Raquel Trindade gostou de tudo que viu. “Todas as escolas estão maravilhosas. Adorei a homenagem que fizeram ao Maninho da Cuíca e a todos os meus amigos falecidos. Estou muito feliz”. Os artistas que ajudaram a construir a história de Embu foram lembrados, como os mestres Assis e Sakai, Solano Trindade, Cristo, Cássio M’Boy, Azteca entre outros. As manifestações culturais que acontecem durante todo o ano e os pontos turísticos da cidade também tiveram destaque.
Segundo o prefeito Prefeito, por meio do sistema municipal de educação a cidade está formando cidadãos do futuro para que o dia de amanhã seja melhor que hoje. “Devemos reconhecer que o outro não é igual a gente. Somos diferentes na religião e na cor” – declarou o prefeito que destacou o primeiro lugar de Embu das Artes no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2010.
O evento foi acompanhado pelo vice-prefeito Natinha e pelos vereadores Professor Silvino, Ná, João Leite, Dra. Beth, Luiz do Depósito, Gilvan da Saúde, além de secretários municipais.