Mova alfabetiza 10 mil em seis anos

13/12/2007 - 0:00
Mova alfabetiza 10 mil em seis anos
Acessibilidade

O Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) completou seis anos no sábado, 1º de dezembro, com a marca de 45 núcleos no município e mais de 10 mil educandos alfabetizados desde 2002, início das aulas. Este ano, cerca de 1.200 receberam certificado de conclusão de curso. A maioria dos participantes são mulheres e tem idade média de 45 anos. A aluna mais velha tem 81 anos.

Criado em 2002, o Mova visa superar os índices de analfabetismo do Embu e a baixa escolaridade da população. O objetivo é assegurar a todos os jovens e adultos o direito à escolaridade e assim combater o preconceito em relação ao analfabeto e incluí-lo no campo de direito, além de motivá-lo a continuar os estudos do ensino médio.

“Nós confiamos e elegemos um semi-analfabeto para nos representar e hoje ele retribui com projetos de alfabetização”, disse o prefeito Prefeito em seu discurso. Segundo ele, o projeto existe há 23 anos, mas foi apoiado pela prefeitura no início do seu primeiro mandato, em 2001. Hoje, o Mova atinge quase todos os bairros da cidade através de parcerias com empresas, associações, igrejas, movimentos populares, entre outras. Além do Mova, a rede de educação do município conta com salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A inscrição numa classe do Mova pode ser feita em qualquer período do ano e todos os educandos alfabetizados no Mova têm vaga garantida na EJA para prosseguir seus estudos. Os interessados devem procurar as escolas municipais para encontrar um núcleo mais próximo de sua residência.

Mais informações nos telefones: 4785-3548 e 4785-3549.

----
Compartilhe nas redes sociais