Mova Embu comemora aniversário de 7 anos

02/12/2008 - 0:00
Mova Embu comemora aniversário de 7 anos
Acessibilidade

O Pavilhão do Parque do Lago Francisco Rizzo ficou tomado por educandos e educadores do Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) na noite de sexta-feira, 28/11. O objetivo do encontro foi de comemorar o aniversário de 7 anos do movimento, que vem quebrando muitas barreiras e alfabetizando milhares de pessoas de diversas faixas etárias. Entre elas, Terezinha Gama, do núcleo do Jardim Santa Tereza, que exibiu orgulhosa seu diploma do segundo grau e declarou: “Querer é poder sim!”.

Visando a despertar a consciência ambiental, educandos do núcleo do Jardim São Marcos apresentaram uma peça de teatro. Já o núcleo do Jardim Magali, optou por uma apresentação folclórica: o Boi de Pernambuco. Além destas duas apresentações, o público também teve oportunidade de apreciar os trabalhos produzidos por educandos dos 37 núcleos do Mova, além de curtir as músicas sertanejas executadas pelo professor Anderson dos Santos. 

O prefeito Prefeito reconheceu a luta dos movimentos de alfabetização da cidade e lembrou que hoje existe um compromisso do governo federal para que mais pessoas tenham oportunidade de ser alfabetizadas. “Meu sonho é que um dia não exista mais o Mova e que todas as pessoas sejam alfabetizadas ainda criança”, disse o prefeito.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, Rosimary Mendes Matos, fez menção à Irmã Annette, que iniciou o movimento de alfabetização no município, e ao prefeito Prefeito. “Ao assumir o governo, o prefeito não teve dúvidas de estimular a criação de núcleos do Mova nos bairros para que a comunidade sinta-se acolhida e segura para aprender no local em vive”, disse a secretária. Entusiasmada, declarou ainda “Não interessa que vocês começaram agora. Interessa que vocês começaram”.

Participaram da cerimônia, as coordenadoras do Mova (Walkiria da Silva, Maria Martinelli, Selma Baleeiro e Valdete Setti), a coordenadora do Centro Cida Romano, Maria Aparecida Horta, os vereadores Manoel Raymundo, Maria das Graças e Professor Silvino, educandos e educadores. 

Para se inscrever no Mova a idade mínima é 15 anos e não há limite de idade. Se você conhece alguém que por falta de oportunidade não sabe ler e nem escrever, indique o programa. Mais informações com Secretaria de Educação pelos telefones 4785-3548/3549. 

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: