MOVA Embu completa oito anos com festa

27/11/2009 - 0:00
MOVA Embu completa oito anos com festa
Acessibilidade

Resgatar o cidadão. Esse é o principal objetivo do Movimento de Alfabetização (MOVA) de Embu, que completou oito anos ontem, 26/11. O aniversário foi celebrado no Parque do Lago Francisco Rizzo, com a participação de estudantes de todos os núcleos da cidade.

Atualmente, o programa atende 600 jovens e adultos, inclusive com necessidades especiais, com apoio de 33 educadores popular da própria comunidade. O curso é ministrado em associações de bairro, escolas e igrejas e já formou mais de 10 mil alunos, como Lenildes dos Santos. A estudante do núcleo da Escola Municipal Professor Paulo Freire, no Jardim Santa Emília, disse que “não sabia nem montar uma conta de mais”, agora ela está bastante feliz por conseguir fazer operações básicas de matemática para utilizar no seu dia-a-dia.

Segundo a secretária de Educação, Rosimary Mendes de Matos, o movimento de alfabetização existe na cidade há mais de vinte anos, mas foi no governo do ex-prefeito Prefeito que a prefeitura assumiu o compromisso de garantir oportunidade para todos saber ler e escrever. “Tenham a universidade como meta. Nunca é tarde e vocês capazes.” – disse a secretária.

Para o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim, o governo do estado não tem política que incentiva os movimentos de alfabetização. Já o governo federal, representada pelo presidente Lula, que também não teve oportunidade de estudar e não possui diploma de curso superior, reconhece as iniciativas dos movimentos, além de ter um plano nacional de alfabetização.

Prefeito participou da festa e disse que um dos seus sonhos é que não exista mais a necessidade de MOVA. “Estamos aqui hoje porque os governantes não deram oportunidade de vocês estudarem. Isso é um crime” – revelou. Ainda em seu pronunciamento, Geraldo destacou o incentivo do governo Lula e a resistência de alguns governos em aderir ao programa de alfabetização federal, por ser de partido político diferente.

O evento contou com apresentações de música, poesia, jogral e de trabalhos dos núcleos do MOVA.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: