Mova-Embu: há 4 anos reduzindo o índice de analfabetismo no município

29/11/2005 - 0:00
Mova-Embu: há 4 anos reduzindo o índice de analfabetismo no município
Acessibilidade

O Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) comemorou o seu 4º aniversário com uma grande festa no Parque do Lago Francisco Rizzo, na última sexta-feira, 25 de novembro. A data marca a ampliação do programa no município, que atinge   quase todos os bairros da cidade através de parcerias com empresas, associações, igrejas etc. Aproximadamente 300 pessoas entre educadores, educandos e convidados marcaram presença, entre eles o prefeito de Embu Prefeito, vice-prefeito Roberto Terassi, secretária de Educação Rosimary Mendes de Matos, a presidenta da Câmara Maria das Graças de Souza e o vereador Manoel Raimundo.

No evento, o público conferiu apresentações sobre a história do Mova; a peça teatral "Primeira História do Boi Bumbá", montada por alunos do Mova e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também testemunharam diversos depoimentos de educandos, como o da Sra. Antônia Maria da Conceição, 84 anos, do núcleo da E.M. Sueli Maria Hipólito, que agradeceu ao prefeito pela oportunidade e disse que este ano ela pôde votar já assinando o seu próprio nome. Outro comovente depoimento foi dado pelo vereador Manoel Raimundo, 60 anos, que falou da sua trajetória ao chegar em São Paulo, só com a 1a série concluída: "Hoje eu faço faculdade de direito e o mais importante é ter força de vontade", disse o vereador.

Em um longo e emocionado discurso, o prefeito Prefeito falou sobre a importância em se alfabetizar para saber distinguir as mais diversas situações. Ele também se comprometeu a concentrar todos os esforços possíveis para acabar com o analfabetismo no município: "o Governo Federal ampliou o programa e se continuar nesse ritmo logo estaremos comemorando a erradicação do analfabetismo no Brasil", declarou.

 Segundo o Censo 2000, aproximadamente 25% da população de Embu tem baixa escolaridade, sendo que 7,7% dos habitantes com 15 anos ou mais são analfabetos absolutos. Com base nestes dados, os programas de alfabetização do município vêm crescendo e se destacando cada vez mais por assegurar a todos o direito ao estudo.

É visível a ampliação do Mova. Em 2002, quando entrou em atividade, tinha 35 núcleos e formou 800 alunos. Hoje são 50 unidades e cerca de 1300 educandos. Desde o início dos programas (EJA em 2001 e MOVA em 2002) aproximadamente 12 mil pessoas já se formaram. Segundo as coordenadoras dos cursos, a média de idade dos freqüentadores é 45 anos e na maioria mulheres.

Para participar da EJA a idade mínima é 14 anos e do MOVA, 15. Não há limite de idade para ambos os cursos. Mais informações pelo 4704-2688 ou 4785-3549.  Para saber quais os bairros que possuem núcleos, acesse o site: www.embu.sp.gov.br.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: