Movimento de alfabetização de adulto se fortalece a cada ano em Embu

06/12/2006 - 0:00
Movimento de alfabetização de adulto se fortalece a cada ano em Embu
Acessibilidade

Para comemorar os cinco anos de atividade do Movimento de Alfabetização de Adultos (MOVA) de Embu, uma grande festa foi realizada no último dia 29, no Parque do Lago Francisco Rizzo. Mais de mil pessoas estiveram presentes à emocionante cerimônia que contou com uma exposição de mais de 200 trabalhos desenvolvidos pelos educandos em sala de aula, com abordagens diferenciadas como política, reciclagem, meio ambiente, discriminação, artes, notícias, universo, cultura popular, AIDS, meios de transporte, culinária regional entre outros. Além disso, Costa Sena, cantor e poeta popular, apresentou o show Diversidade Humana com músicas que misturam métricas, rimas e sons diferentes. O público também pôde conferir o espetáculo Chaupezinho Vermelho, encenado pelos alunos da Sociedade para Emancipação dos Deficientes de Embu (SEDE).

Segundo Lourdes Maria de Jesus, 70 anos, índia e deficiente visual de um olho, para dar aula a um cego precisa ter raça, força e comando. E o Geraldo foi o único prefeito que teve coragem de nos dar sabedoria. Hoje sou gente com todo orgulho, declarou a aluna da Escola Amilton Suga Gallego. Maria Aparecida Vicente de Souza do Núcleo São Lucas, na infância, foi proibida de estudar pela própria mãe e cuidou dos filhos com bastante dificuldade. Por conta do analfabetismo, ao criar os netos sentiu ainda mais falta de saber ler e escrever. Depois de ter passado pelo MOVA, concluiu o segundo grau: "a escola está aberta para todos, sem discriminação de raça, gênero ou idade", disse emocionada. Outra educanda que também se orgulha do programa é Magnólia da Silva Reis do Núcleo Julianelli: "Hoje eu não uso mais o dedo para me identificar, hoje eu sei escrever o meu nome e ler as placas nas ruas".

O prefeito Prefeito, muito emocionado, disse que a oportunidade é o segredo da chave do sucesso. "Demos oportunidade para um semianalfabeto governar o Brasil e o atual governo vem dando oportunidade ao povo, investindo recursos na alfabetização, levando luz para as cidades mais distantes, entre outras conquistas. A alfabetização de jovens e adultos é um método de inclusão social". A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary de Matos, lembrou que muitos dos presentes não puderam concluir os estudos por conta dos governos anteriores não darem importância à alfabetização: "Na cidade, sem a ajuda de administrações passadas, estes movimentos já existem há 23 anos", declarou. Maria das Graças, presidenta da Câmara Municipal, colocou a disposição dos moradores biblioteca, sala de informática e uma sala para aulas do MOVA. Bastante emocionada, fez menção à Irmã Annette que iniciou o movimento de alfabetização no município. Também marcaram presença o vice-prefeito Roberto Terassi e o vereador Manoel Raimundo.

A equipe do MOVA é coordenada por Walkiria da Silva, Margarida Portelo, Selma Baleeiro e Valdete Setti. Atualmente 900 educandos freqüentam um dos 45 núcleos distribuídos pelo município. Informações sobre os procedimentos para matrículas no programa podem ser obtidas pelos telefones: 4785-3548 / 3549.

 Galeria de foto

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: