Há apenas um mês começaram os trabalhos da nova equipe de médicos no Pronto Socorro (PS) Vazame e já é possível notar a melhora no atendimento. Um dos indicadores que apontam para isso são os números de reclamações na Ouvidoria do Governo da Cidade de Embu das Artes, que de janeiro a setembro desse ano registrou 21 reclamações e nove denúncias. Já entre setembro e outubro não houveram reclamações e foi registrado um elogio.
O prefeito Prefeito, sensível à insatisfação da população com o atendimento médico, reuniu toda a equipe para fazer um diagnóstico a fim de encontrar uma solução, optou-se pela mudança no sistema de gestão médica.
Outro fator considerado para se fazer a mudança foi a dificuldade de encontrar profissionais especializados em atendimento de urgências e emergências no mercado de trabalho.
“Como os PS exigem uma resolutividade rápida e um corpo médico especializado, principalmente pelo fato dos nossos Prontos Socorros atenderem casos de alta complexidade, principalmente na região do PS Vazame, buscamos uma parceria para podermos atingir uma excelência nesse atendimento. Para o Sistema Único de Saúde (SUS), a busca de parcerias é salutar, desde que o gestor público, no caso a prefeitura, trace as diretrizes de trabalho e tenha a gestão sobre seu comando”, disse a secretária. Assim, todas as diretrizes são decididas e discutidas em conjunto com os parceiros. A mudança ocorre apenas na parte gerencial médica e as demais funções são exercidas por profissionais do próprio governo municipal.