No dia 9 de fevereiro, tarde de domingo, o Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320) tem uma atração especialíssima para as criancinhas e pré-adolescentes. Trata-se do projeto infantil Mudas de Histórias, que ensina com humor sobre reciclagem e preservação do meio ambiente. E o melhor: a história dessa peça teatral se passa mesmo no parque de uma cidade, no qual um gari, o guarda e a vovó de uma jardineira buscam o responsável por uma montanha de lixo deixada na área de lazer.
“O objetivo é sensibilizar e informar sobre desperdício de água, lixo e reciclagem, desmatamento e energia, despertar a consciência crítica sobre os problemas do meio ambiente e mostrar como cada um pode contribuir para o equilíbrio ambiental.”
O espetáculo gratuito estilo mambembe, com 50 minutos de duração e que será apresentado às 17h e 18h30, é dirigido ao público infanto-juvenil (5 a 10 anos de idade) e aberto aos adultos. É feito pelo Grupo 3 de Copas (texto, Jéssica Fogaça; direção, André Auke; elenco, Jussara Vicente, Leandro Destácio, Renata Machado, Tatiana Abrantes; fotografia, Franco Zampese; e produção, Elise Guedes).
“Queremos resgatar o processo de teatro como ritual, somado às experimentações do teatro pós-moderno, mesclando assim formas clássicas e atuais para chegar ao seu objetivo. Fazemos um teatro simples na sua estética, puro na sua intenção, respaldado com bases teóricas e experimentações práticas. Tudo isso para se chegar à poesia do cotidiano, à poesia das pequenas coisas.” O 3 de Copas estreou em 2011 o projeto de contação de histórias “Um grande presente maior que a gente”, inspirado na obra O Pinheirinho, de Hans Christian Andersen.