Mulheres cuidam da saúde e beleza em comemoração ao seu dia

A participação feminina nas atividades organizadas pela Prefeitura de Embu das Artes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher ficou acima das expectativas. Somente no próprio dia 8 de março, centenas delas passaram pelo estande montado no Largo 21 de Abril, no centro. Profissionais da Secretaria de Saúde aplicaram vacinas e mediram a pressão arterial. Estudantes de estética do Centro Comunitário Itatuba "núcleo de geração de trabalho e renda da Secretaria de Cidadania e Assistência Social" maquiaram mais de 50 mulheres que se revezavam em confortáveis cadeiras ao ar livre. Todas aproveitaram a bela tarde de sol para comemorar a data.

Maria Geni de Souza, uma senhora de 72 anos residente no Jardim Santa Tereza, logo após medir a pressão arterial comentou: "é muito bom; precisa ter toda semana". Com o pequeno Kauan de um ano e meio ao colo, e vez por outra amamentando-o, Vânia Silva, 22 anos, sentiu-se mais bonita após a maquiagem: "adorei. Ano passado assisti a palestra sobre os direitos das mulheres. Sempre que puder vou participar", comentou a moradora do Jardim Santa Emília. Demonstrando a coragem que muitos homens declaram não ter, a comerciante Dilma Ferraz, 37 anos, tomou injeções das vacinas tríplice, contra hepatite B e tétano. Elogiando a iniciativa da Prefeitura, a moradora do Jardim Santo Antonio lembrou a importância dos serviços de saneamento básico para prevenir doenças.

Equipes do Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos atendiam, além de mulheres, homens. "Eles pedem os nossos folhetos explicativos para levar para as esposas, namoradas, etc. A participação do público este ano realmente está acima das nossas expectativas", comentou Edna Silva, funcionária do Centro. Iniciada dia 28 de fevereiro, a 5ª Semana da Mulher em Embu das Artes inclui ainda uma série de palestras em diversos bairros da cidade a respeito de temas importantes, como direitos individuais, violência e saúde. A programação será encerrada no dia 11 de março, a partir das 13h30, com uma caminhada do Centro de Referência da Mulher ao Parque Francisco Rizzo. A previsão é de que o balanço geral das atividades demonstre o sucesso dessa quinta edição do evento.