Mulheres têm defesa garantida em Embu

29/08/2006 - 0:00
Mulheres têm defesa garantida em Embu
Acessibilidade

O Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos (CRM), de Embu das Artes, tem motivos de sobra para comemorar o aniversário de cinco anos no dia 15 de setembro: além de iniciativa pioneira, o CRM é o ponto de apoio para as moradoras de Embu e até dos bairros que fazem divisa com o município. Desde sua fundação, em 2001, realizou mais de 5.000 mil atendimentos com demandas de agressões físicas, sexuais, violência infrafamiliar, conflitos conjugais, depressão, entre outras. A aprovação pelo Governo Federal da Lei Maria da Penha, n.° 037/2006, que coíbe a violência contra a mulher no Brasil também é motivo de alegria para as mulheres de Embu que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, com punições mais severas contra os agressores de mulheres.

Ligado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o CRM tornou-se um espaço de acolhimento e fortalecimento das mulheres. O local realiza uma média de 120 atendimentos por mês, chegando a atender entre 1.200 e 1.400 mulheres e seus familiares anualmente. As mulheres que buscam os serviços do CRM são aquelas que sofrem ou sofreram algum tipo de violência doméstica, psicológica, sexual ou enfrentam conflitos conjugais. No CRM elas também são encaminhadas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para dar entrada ao pedido de reconhecimento de paternidade, medida cautelar de afastamento do lar e denúncias de privação de liberdade, cárcere privada etc.

O CRM promove uma série de serviços e atividades de reflexão direcionados à mulher e também seus familiares. Muitas atividades são em conjunto com outras secretarias e significam conquistas relacionadas com o avanço e acesso nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda; além do reconhecimento da mulher como cidadã. Um exemplo é o "Saúde da Mulher", desenvolvido pela Secretaria da Saúde, que oferece acompanhamento pré-natal, atendimento de prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero, planejamento familiar com métodos contraceptivos. Das pacientes moradoras de Embu 62,7% já estão inscritas no Sistema de Informação e Saúde (SIS) Pré-natal e 2.789 gestantes foram cadastradas. Desse total 11,3% foram acompanhadas no ambulatório de pré-natal de alto risco.

Além dos avanços conquistados na área da saúde, o CRM disponibiliza para a mulher e sua família vídeos que tratam sobre: doenças sexualmente transmissíveis, relações humanas, casamento e divórcio, vida a dois, entre outros temas de interesse. Assim que acolhidas e cadastradas, as famílias recebem acompanhamento psicosocial, jurídico e orientação em grupo, em geral semanalmente ou de acordo com a necessidade da mulher.

Endereços úteis:
Centro de Referência da Mulher
Embu da Artes – SP
Rua: Nossa Senhora do Rosário, n.º. 424
Tel.: 4704 – 0238

Delegacia de Defesa da Mulher
Embu das Artes/SP
Rua Belo Horizonte, n.º. – Centro.
Tel.: (11) 4781-1431, das 9h às 18h, dias úteis

Mais informações
Disque Serviços da Prefeitura: 0800-7730005

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: