No próximo sábado, 29/10, dentro da exposição “Bomfim Alegria Sem Fim”, que homenageia o artista Aurino Bomfim (1946-2006), haverá uma série de apresentações a partir das 19h. Dança, percussão e muita música com os grupos Tamborevoz, Cari´mbó, Flores do Mulungu e Sanza prometem animar a noite no Centro Cultural Mestre Assis. A entrada é franca.
O grupo Tamborevoz, composto por Dany Black e Carlos Caçapava traz a harmonia entre voz e percussão enquanto explora timbres e ritmos. No repertório das duas vozes, o cancioneiro popular se funde com letras autorais com bases contemporâneas, numa releitura do tradicional afro-brasileiro.
O grupo Cari´mbó, também composto por Dany Black e Caçapava, traz Eliene Farias na composição. No palco, danças de Belém do Pará embaladas por cantigas tocadas com tambor confeccionado a partir de um tronco escavado.
Brincadeiras de cacuriá (uma vertente do carimbó), e ciranda apresentando uma coletânea de movimentos de danças brasileiras, advindos de pesquisas e estudos, são as propostas do grupo Flores do Mulungu, composto por mulheres de diversos grupos culturais.
Formado por Carla Magalhães, Cida Pereira e Carlos Caçapava, todos arte educadores em música e dança, o grupo Sanza apresenta um espetáculo que reúne em um diálogo entre vocal, ritmos e danças das manifestações tradicionais com contemporaneidade, preservando os padrões rítmicos, danças e cantigas de brincar, festejar, trabalhar, reivindicar e protestar do povo brasileiro. Cada etapa apresenta figurino usado tradicionalmente nas regiões de origem dos ritmos, e convidam para a reflexão em torno da miscigenação musical dos indígenas, europeus e africanos.
Atividades
Com apoio da Prefeitura de Embu das Artes, em sua homenagem, a exposição, aberta dia 21/10, reúne mais de 150 artistas de diversas áreas, como pintura, escultura, desenho, terracota, música teatro, dança, foto, vídeo e outras, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu até a quinta-feira, 10/11. A programação (confira aqui) inclui visitas monitoradas, sarau, debate, performances, shows e outras atividades. Trabalhos de Aurino também estão expostos.
Serviço
Exposição
“Bomfim Alegria Sem Fim” – Homenagem à Aurino Bomfim
Centro Cultural Mestre Assis do Embu, Largo 21 de Abril, 29, Centro
Informações: 4785-3564 (Secretaria de Cultura) ou 4781-4462 (Centro Cultural Mestre Assis)
Até o dia 10/11, diariamente, das 8 às 18h
Entrada é franca