Mutirão de saúde da mulher realiza mais de 1300 coletas de papanicolau

31/03/2014 - 0:00
Mutirão de saúde da mulher realiza mais de 1300 coletas de papanicolau
Acessibilidade

Uma força-tarefa da Saúde atraiu centenas de mulheres até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Embu das Artes, no último sábado (29/3), para a realização de exames preventivos. O mutirão de papanicolau faz parte das ações propostas pelo Governo Municipal para o mês da mulher.

Juntas, as 16 UBSs do município realizaram mais de 1300 coletas de papanicolau. Além do exame, as unidades também ofereceram serviços de orientação, aferição da pressão arterial, vacinação, teste rápido de HIV e Sífilis, pesagem do programa Bolsa Família, entre outros. 

De acordo com Silvana Hengles, diretora da UBS Pinheirinho, em um único dia a UBS fez mais de 60 coletas de papanicolau, número que representa quase metade das coletas realizadas durante todo o mês na unidade.  Na UBS São Marcos, foram realizadas 249 coletas.

Para Maria Facundo, 63, moradora do Jardim Flora, o mutirão agiliza o atendimento: “Muito legal, diminui muito o tempo de espera. Eu aproveitei e também fiz o agendamento do ultrassom de mama”.

Livramento Avelino da Silva, 44, moradora do Jardim Santa Tereza, trabalha em São Paulo e garante: “A iniciativa foi ótima. Durante a semana eu trabalho e não tenho tempo de vir até a UBS”.

Além da coleta de papanicolau, as mulheres que foram até a UBS Santa Tereza também puderam realizar diversos procedimentos, entre eles cuidar da beleza.  Em parceria com o Instituto Embeleze, a unidade ofereceu serviços como corte de cabelo e deixou muitas usuárias satisfeitas: “Eu vim com a minha sogra Josefa (54), ela foi até em casa me chamar. A gente tem que se cuidar, saúde em primeiro lugar, mas cuidar da beleza também é legal”, disse Liliane Souza da Silva, 23 anos.

Na UBS Santo Eduardo, a fila para atendimento começou por volta das 7h da manhã. Segundo a gerente Betty Bihari, só no período de manhã mais de 70 atendimentos já haviam sido realizados. Algumas pacientes aproveitaram a passagem pela UBS para realizar outros exames, como o teste rápido de HIV. Esse é o caso de E.J.S.: “Eu vim mostrar o ultrassom vaginal e resolvi fazer o teste. Não tenho um motivo especifico, fiz por prevenção e porque minha vizinha me incentivou”.

A prevenção também motivou outras mulheres como Marina Magalhães, 49, a procurar a UBS: “Eu acordei às 5h30 da manhã para vir, vi o cartaz em frente à UBS e já fui me programando. Vou fazer o papa e agendar a mamografia, todo ano faço um check up, cuidar da saúde é muito importante, eu quero viver muito, ver meu filho crescer, casar e me dar netos”.

Apesar da ação ser voltada para as mulheres, as UBSs se prepararam para acolher toda a família, afirma Edna Pires da Silva, gerente da UBS Centro.  Além da coleta de papanicolau, a unidade também atendeu pacientes como a gestante Bruna da Silva Oliveira, que acompanhada da mãe, Maria José, do padrasto, Antonio Eduardo, e dos filhos  Cauan (3) e Washington (1), aproveitou a oportunidade para realizar a pesagem do programa Bolsa Família: “Eu vim agendar o pré-natal e fiquei sabendo do mutirão. A atendente me falou sobre a pesagem e me orientou a vir”.

Também passou pela UBS Centro, a paciente Regina Marta da Silva, que aproveitou para colocar a caderneta de vacinação em dia: “Eu vi um cartaz no ônibus e achei interessante participar. É um dia voltado para o cuidado com a saúde da mulher. Além de fazer o papa e agendar a mamografia, também fui vacinada contra tétano”.

----
Compartilhe nas redes sociais