Nide: inclusão digital para todos

01/06/2017 - 14:29
Nide: inclusão digital para todos

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação, tráz uma iniciativa inovadora: o Núcleo de Inclusão Digital Embuense (Nide), que tem por objetivo levar conhecimento e inclusão digital a todas as comunidades da cidade através de ferramentas tecnológicas, como computadores e outros acessórios, oferecendo cursos de capacitação para todos os interessados. Esse projeto faz parte do pacote de medidas tecnológicas que serão implantadas na cidade ainda esse ano, como o Cartão Cidadão, Cidade Inteligente, dentre outras ações.

Haverá um estudo prévio para selecionar as instituições que participarão do início do projeto, levando em consideração a seriedade e o compromisso com a comunidade e a cidadania. O Nide consiste em treinar, qualificar e capacitar munícipes, grade determinada pela Prefeitura, por tempo determinado de 2 anos, com avaliação periódica de técnicos da Prefeitura para garantir o padrão e  a qualidade no projeto.

As máquinas e a gestão da informação serão cedidos pela Prefeitura. Em contrapartida, a instituição escolhida garantirá a aplicação e o desenvolvimento do projeto, incluindo a guarda e zeladoria de todos os equipamentos utilizados.

Serão ofertados cursos de operação básica em informática com ênfase em redes sociais para introduzir a população de todas as faixas etárias no escopo do projeto, definidos pela Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação: Iniciação à informática,  pacote Office, e Redes Sociais e Internet.

E o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro),  fez esta semana à Prefeitura a doação de 11 computadores e outros 99 equipamentos para o início, dentro de alguns meses, do Nide. Este projeto faz parte do plano de governo desta administração, que trabalha por uma cidade moderna e tecnológica.