No Agosto Lilás, Prefeitura se engaja pelo fim da violência contra mulher

03/09/2018 - 11:50
No Agosto Lilás, Prefeitura se engaja pelo fim da violência contra mulher
Acessibilidade

A Prefeitura da Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o objetivo de alertar a população sobre a violência contra a mulher, também se engajou na campanha do Agosto Lilás, que ocorre em todo o País.

O Agosto Lilás foi criado com intuito de conscientizar sobre a violência contra a mulher e se dá no mês de aniversário da Lei Maria da Penha. Desde a implantação da Lei muitos mecanismos de proteção à mulher vítima de violência foram desenvolvidos, os órgãos se mobilizaram e a sociedade está se apropriando dos meios de enfrentamento à violência de gênero.

Sendo assim, o Centro de Referência da Mulher (CRM) realiza todas as segundas-feiras uma roda de conversa e conscientização sobre o ciclo de violência e apresenta as possibilidades de rompê-lo, além de propor os meios de proteção e prevenção diante das violências de gênero.

Nesses encontros, são discutidos os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher, as causas, os estereótipos de gênero, as medidas protetivas, a Lei do feminícidio nº 1304/2015 e, principalmente, como deve agir quem deseja denunciar as situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio do número de telefone 180, gratuitamente, na Central de Atendimento à Mulher.

A violência contra a mulher é presente na sociedade e as vítimas precisam ser encorajadas a denunciar, pois somente assim é possível evitar tantas ocorrências de violência doméstica que podem levar até a morte. Um dos canais de denúncia é o número 180, que é totalmente gratuito e sigiloso.

O Centro de Referência da Mulher – CRM

O CRM realiza atendimento psicossocial e orientação jurídica às mulheres vítimas de violência. O serviço faz o acolhimento, proteção e fortalecimento das mulheres vítimas de violência doméstica, bem como, orientá-las quanto à Lei Maria da Penha e o rompimento do ciclo de violência.

Em 2017 ocorreram 4879 atendimentos e, nos primeiros seis meses de 2018, foram 3192. Com esses dados, estima-se um aumento no atendimento até o final do ano em mais de 25%.

Para aumentar os mecanismos de proteção à mulher, no dia 10/8 a equipe do CRM recebeu um curso de capacitação do programa “Guardiã Maria da Penha”, ministrado pela Dra. Valéria Scarance, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo. O projeto Guardiã Maria da Penha foi aprovado no município de Embu das Artes e está nas etapas de implantação.

Serviço:
Centro de Referência da Mulher – CRM
Endereço: rua Dona Bernadina, 37, Jardim Arabutan, Embu das Artes
Telefone: 4704-0238

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária

----
Compartilhe nas redes sociais