Nota de falecimento

20/12/2020 - 13:06
Nota de falecimento
Acessibilidade

É com pesar que a Prefeitura de Embu das Artes comunica o falecimento do artista plástico Olavo Campos, hoje, aos 86 anos, vítima de Covid-19. 

Olavo era natural de Tietê, no interior de São Paulo, e chegou a Embu das Artes ainda na década de 70, onde fixou raízes.

Era um artista muito  versátil: era pintor do estilo Naïf, ceramista, fazia tapeçaria e bordados, cantava no Coral das Artes, e  foi professor de pintura nos cursos dos Núcleos de Cultura  da Secretaria de Cultura da Prefeitura. Tinha uma alma de professor e gostava de compartilhar os seus saberes artísticos.

A última exposição coletiva que participou foi em fevereiro no Museu do Sol, em Penápolis/SP. Olavo expunha suas obras todos os finais de semana na Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes.

Olavo Camps, como gostava de assinar suas obras, ganhou o primeiro lugar em arte naif no 28º Salão  Artes Plásticas de Embu das Artes. Também participou de todas as edições do Revelando São Paulo. 

Deixou suas obras espalhadas por mais de 30 Países. Participou do 3º Congresso Mundial de Artesanato em Oxtepec, no México em 1976, da exposição Mostra de Embu na Itália, em 1973. Foi reconhecido por duas vezes o melhor artesão do estado de São Paulo, duas vezes finalista do Mapa Cultural Paulista. Participou por 17 anos do Coral das Artes de Embu das Artes, se apresentando no Brasil, Argentina, Portugal e Itália.

No ano de 2013,  participou da fundação do Coral En’ canto das Artes. Além de participar dos ensaios e das apresentações, exercia a função de tesoureiro das atividades do coral. 

 

----
Compartilhe nas redes sociais