A Secretaria de Desenvolvimento Social, atende a população em situação de rua na cidade através do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua. Ao entrar no Centro POP de Embu das Artes nos deparamos com uma garagem transformada em um produtivo ateliê pelos moradores de rua.
Com muito entusiasmo, o Sr. Sebastião, Paulo Roberto e Alex Sandro, produzem lindas peças que são comercializadas gerando renda para a superação da condição de rua.
Tudo iniciou timidamente, há cerca de dois meses, o Sr. Sebastião passou a utilizar um espaço do Centro Pop para realizar seu trabalho com marcenaria. Em meados de agosto deste ano, em parceria com Paulo Roberto da Silva e Alex Sandro Borges de Oliveira, passaram a produzir Porta Ovos em formato de galinha, e inspirados num modelo criaram seu próprio molde. São lindas peças e qualquer pessoa que passar em frente ao Centro POP poderá apreciar o belo trabalho.
Já produziram 60 peças, dentre outras encomendas. Assim surgiu a ideia de organizar esta produção, e nasceu o Ateliê Talento Dourado. O ateliê tem sido uma alternativa de geração de trabalho e renda.
A superação da situação de rua tem vindo através do potencial do próprio município, a arte.
Neste projeto há uma divisão das responsabilidades, na qual Sebastião é responsável pela produção das peças, Alex pelo acabamento e pintura, e Paulo pela divulgação, venda e compra dos materiais necessários.
As expectativas, em médio prazo, são a busca por parcerias para pontos de vendas, além da geração de trabalho para outras pessoas.
O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua oferece durante o dia, higienização, alimentação, regularização de documentos, contato com as famílias, qualificação profissional, encaminhamento para entrevistas de emprego e assessoria jurídica, enquanto no período da noite disponibiliza o acolhimento e os demais serviços.
Essa é a maneira de trazer dignidade e auxiliar na construção de um projeto de vida para superar a situação de rua. Muitos voltam a estudar, aprendem um novo ofício e retomam as rédeas da própria vida, sentindo-se renovados e inseridos novamente na sociedade.