A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social comunica que a o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa Idosa e Sua Família passou a ser executado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado à Rua José de Alencar, 61 – Jd. Maranhão – Tel: 4781-5896.
Informamos que a equipe de referência permanece com: assistente social, psicóloga, advogado e educadora social; tendo alterado apenas a coordenação que ficará a mesma do CREAS.
A mudança faz parte da reorganização dos serviços da Diretoria de Proteção Social Especial em conformidade a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais.
O Serviço de Proteção Social Especial a Pessoa Idosa e suas Famílias tem por finalidade ofertar atendimento especializado de cuidado e proteção social à pessoa idosa e também à sua família, considerando situação de risco pessoal e social por violações de direitos e violência tais como: violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração) como também, fragilização ou rompimento de vínculos e afastamento do convívio familiar.
Objetivos específicos:
– Oferecer atendimento psicossocial e jurídico à pessoa idosa em situação de risco pessoal ou social;
– Oferecer orientação para familiares e cuidadores;
– Acompanhar os casos onde foi identificado violência;
– Promover ações de prevenção às situações de violência e/ou violação de direitos com a articulação da rede sócio assistencial;
– Desenvolver ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos que contribuem para a intensificação da violência;
– Promover por meios de campanhas a divulgação de temas para prevenir a violência contra a pessoa idosa;
– Contribuir para a integração do idoso no seio familiar bem como para restabelecimento ou fortalecimento de vínculos familiares;
– Oferecer a família orientação quanto ao desempenho de sua função protetiva;
– Promover ações que potencializem a autonomia, independência e bem estar da pessoa idosa;
– Contribuir para restaurar e preservar a integridade da pessoa idosa;
– Articular com Ministério Publico e outros órgãos de proteção a pessoa idosa, entre outros.
O serviço realiza por mês uma média de 120 atendimentos e também oferta atenção através de visitas domiciliares, principalmente pessoas idosas acamadas e em isolamento social.