Um espaço amplo, arejado, bem organizado, no centro de Embu das Artes, ao lado do Estádio Municipal, é desde o dia 19/2 a nova sede do Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos. O prédio de aproximadamente 400 m² de área construída é compartilhado com o Centro de Referência do Idoso (CRI) Elisia Cachoeira, que dispõe de três salas de atendimento e uma para integração e descanso. Já o CRM conta com biblioteca, sala de oficina, além de três salas reservadas para atendimento, cozinha e refeitório.
Nas instalações modernas e equipadas revela-se a importância dada pelo Governo da Cidade de Embu das Artes para implantação de políticas públicas afirmativas de igualdade de gênero e raça, e de respeito e valorização da pessoa idosa.
Lançado em 2001 pelo governo municipal, o CRM completa dez anos levando à população, e especialmente à sua parcela feminina, novos serviços. Construído com recursos da Prefeitura e do governo federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o espaço oferece, além de assistência social, psicológica e jurídica, novas atividades, como oficinas de artesanato e terapia ocupacional.
Ao longo de uma década, o CRM beneficiou mais de 10.000 mulheres e atualmente atende em média 140 por mês. Antiga moradora do Jardim Tomé e usuária do CRM há mais de sete anos, Maria das Mercês Rosa, 56 anos, sete filhos e seis netos, passou por uma transformação ao conhecer o serviço: “Para mim foi ótimo. Foi aí que eu aprendi viver mais na minha vida. Porque antes, eu não era ninguém, sabe? (…) Eu fiquei muito abalada sobre o que aconteceu na minha vida. (…) Se eu não conhecesse a Referência das Mulheres, eu acho que já tinha afundado…”.
No ato de inauguração, o prefeito Prefeito falou da responsabilidade assumida pelo governo de Embu ao fazer política pública para segmentos historicamente discriminados na sociedade brasileira, como a mulher, o negro, a juventude, a pessoa com deficiência, o idoso.
Ao lado da delegada da Mulher de Embu, Dra. Floralice do Carmo Nunes da Silva, o prefeito anunciou que com a transferência da sede do CRM, a delegacia passa a ocupar todo o prédio entre as ruas Belo Horizonte e Nossa Senhora do Rosário. Segundo Prefeito, é um compromisso assumido por ele ao iniciar o mandato, agora cumprido, e que possibilita à Delegacia da Mulher oferecer melhor atendimento às mulheres que sofrem violência.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha), o secretariado municipal, as vereadoras Ná e Dra. Bete, os vereadores Silvino Bomfim (presidente da Câmara), João Leite, Arthur da Ressaca e Gilvan da Saúde, entre outras autoridades.
Poemas da vida
Dona Mercês – que estudou apenas até a 4ª série primária – transcreve em poemas simples como ela momentos marcantes, alegrias e tristezas de sua vida. A leitura do “Poema para o Centro de Referência da Mulher” marcou a inauguração da nova sede do CRM de Embu das Artes.
Eis o poema:
Meu nome é Mercês,
Tenho muito que fazer,
Se não fossem os meus filhos,
Para a luta eu vencer.
Não comia e nem bebia,
Minha vida era chorar,
As meninas vendo aquilo,
Nunca mais me deixou só.
Quando eu fiquei abalada,
Por tudo que aconteceu,
As meninas preocupada,
Logo, logo percebeu.
Fui cedo para o hospital,
Para verificar a pressão,
O médico me examinou,
E disse você não tem nada não.
Marquei uma consulta,
Na Referência da Mulher,
A consulta foi marcada,
E com ela fui passar.
Eu passei uma vez,
E sempre na rotina,
O nome da doutora,
Se chama Cristina.
Não é só eu que passa,
Mas têm duas que já passou,
O assunto foi tão pouco,
Com as palavras da doutora,
Tudo se acertou.
Autora: Maria das Mercês Rosa
Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos / Centro de Referência do Idoso Elisia Cachoeira
Rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan, Embu das Artes
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Telefones: 4704-0238 (CRM) / 4778-0286 (CRI)