A Vigilância Sanitária, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Turismo, realizou dia 7/5, o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para os novos expositores do segmento de alimentação que trabalham próximos ao Centro Histórico da Cidade.
O curso, ministrado pela nutricionista Nadya Caroline Manbelli Magri, teve três horas de duração e foi assistido por 25 expositores que trabalham com comida japonesa, doces de confeitaria, crepe suíço, minipizza de forno, sorvetes e sucos, conservas de pimenta e açaí. Segurança Alimentar, medidas de higiene, uso de alimentos com garantia de procedência, legislação, estrutura para a manipulação de alimentos foram alguns dos temas abordados. Todos receberam certificado de participação.
A ação da Vigilância Sanitária em Embu das Artes, ao fiscalizar o comércio, é antes de tudo educativa e de proteção à saúde da população e trabalhadores do estabelecimento, pois assim é possível analisar todos os aspectos relativos à existência de algum problema sanitário, orientar tecnicamente para que o proprietário realize a adequação da estrutura e acompanhar os procedimentos adotados para melhor atender os seus clientes e criar uma relação de transparência entre a administração pública e os comerciantes.
Em Embu das Artes, desde o ano passado, a Vigilância Sanitária já oferece o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos aos expositores. Para aqueles que foram denunciados por más práticas, a participação no curso é obrigatória. Todos já cadastrados como expositores foram capacitados. A cada novo grupo selecionado, haverá uma nova capacitação.