A situação de contágio da gripe suína na cidade está sob controle da Secretaria Municipal de Saúde, que vem seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Um único caso de falecimento está sendo investigado, mas ainda não há confirmação que seja pelo vírus H1N1.
O Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que foram registrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Prontos-Socorros (PSs) 40 casos de pacientes apresentando sintomas suspeitos da gripe A (H1N1), desde que a pandemia chegou ao Brasil. Todos estão sendo acompanhados pela equipe de especialistas.
Os registros apontam quatro casos confirmados e já tratados, sendo que apenas um dos pacientes continua hospitalizado por apresentar outros problemas de saúde. Um recém nascido, cujo parto ocorreu numa maternidade de Osasco, recebeu todos os cuidados e já está recuperado. Mãe e bebê estão fora de perigo.
Em todo o município, houve apenas um caso de falecimento por suspeita de contágio da nova gripe, mas ainda são aguardados os resultados de exames pelo Serviço de Verificação de Óbito do Instituto Adolfo Lutz. A vítima, um homem de 41 anos de idade, apresentava complicações respiratórias graves e também sofria de diabetes e hipertensão.
A recomendação é para que a população continue a intensificar os cuidados, evitando situações de risco de contágio, como lugares com grande concentração de pessoas. Especialmente as grávidas, idosos e crianças devem evitar lugares fechados com aglomerações e redobrar a atenção com a higiene pessoal.
Os especialistas da Saúde ressaltam que o uso de máscara é restrito aos funcionários das UBSs e PSs pela exposição frequente ao contágio, e aos pacientes que apresentem suspeita da doença, somente por recomendação médica.
Cristiane Del Gáudio e Maria Regina Teixeira