Alunos do 6º semestre do curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e estudantes da E.M. Elza Marreiro de Embu das Artes experimentaram momentos inéditos na terça-feira (7/10). Juntamente com agentes de saúde da UBS São Marcos, eles vivenciaram, dentro da unidade, uma ação educativa sobre saúde bucal para crianças de 5 a 10 anos de idade. O encontro fez parte das atividades do Mês das Crianças.
Previamente, a equipe da “Saúde da Criança” da UBS deu dicas de uma alimentação saudável e, logo após, os estudantes demonstraram aos pequenos, por meio de uma apresentação lúdica teatral, as formas corretas de fazer a escovação nos dentes.
Depois de degustarem uma suculenta salada de frutas, as crianças passarem por uma triagem de avaliação bucal e, em seguida, espalharam nos dentes um produto evidenciador, de cor rosada, que deixou visível o acúmulo de resíduos na dentição após a refeição. “Isto serve para que eles percebam claramente a quantidade de impurezas que ficam na boca e proliferam bactérias que causam cáries, dores e perda dos dentes”, disseram os alunos.
Por fim, meninos e meninas escovaram seus dentes sob as instruções dos futuros dentistas e ganharam um kit de higiene com pasta, escova, sabonete e panfleto educativo.
As atividades fazem parte das aulas da disciplina “Saúde Coletiva em Odontologia”, orientada pelo professor Celso Zilbovicius, que apontou a experiência como ponte de aproximação entre universidade e comunidade. “É um princípio pedagógico fundamental, pois coloca os alunos em contato com a realidade, tirando-os do seu convívio social comum, e propiciando a quebra de mitos e preconceitos”, afirmou Celso.
O aluno da Odonto, Filipi Pereira, acredita que a área de saúde pública é uma grande possibilidade de trabalho: “Há uma motivação pessoal de atuar em postos, no sistema SUS e cuidar da saúde das pessoas como um todo”.
Para seu colega de curso, Ali Shehade, o preconceito tem que ser derrubado: “Nessas vivências, percebemos que o SUS é um bom serviço e funciona, só precisa estar acessível para mais gente”, destacou.
“É um despertar”, salientou o professor Zilbovicius. “As atividades como as de hoje, de educação e prevenção de doenças, também são Odontologia, tão importantes quanto estar sentado na cadeira de um consultório”, concluiu.
De olho na escovação
A assimilação dos ensinamentos foi natural e receptiva entre as crianças. A maioria indicou a escovação como a melhor orientação recebida. ”Aprendi a escovar melhor os dentes, vou evitar doces e ensinar meus irmãos”, disse Nicole. Os garotos Emerson e Samuel puderam relembrar algumas dicas: “Já tinha esquecido que podemos escovar a língua”.
“Não sabia tudo, aprendi coisas novas, vou escovar sempre”, falou Caíque. Felipe contou que na hora de dormir, mesmo com sono, cuidará da boca: “Não sabia que tinha tanta bactéria nela”.
Parceiros da saúde bucal
A parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Embu das Artes e USP possibilitou essa vivência inédita, que fez parte das atividades do Mês das Crianças, à convite da direção da própria UBS. A equipe de alunos da USP já tinha vindo antes ao bairro para conhecer a rotina e o funcionamento da UBS, do território, visitar e entrevistar alunos da E.M. Elza Marreiro e fazer uma triagem como forma de colaborar na organização da demanda da unidade.
“Há muita demanda, mas se não houvesse a ação de prevenção, ela poderia ser maior”, revelou a gerente da UBS São Marcos, Pâmela Aparecida Ferreira da Costa, exaltando a importância de medidas educativas como as que ocorreram hoje.