A décima quarta edição do Projeto Férias – Escola Sempre Aberta está agitando as doze escolas municipais de Embu das Artes onde ele está sendo realizado desde o início da semana. As atividades começaram antes mesmo das unidades escolares abrirem para a comunidade.
Na manhã de segunda-feira (26/1), cerca de 200 pessoas, entre elas 42 oficineiros, além de coordenadores, monitores e voluntários, participaram de dinâmicas de formação na E.M. Profº Paulo Freire. Conduzidos pelos educadores da rede municipal Joílson Bispo e Érika Haydn, os participantes vivenciaram atividades de entrosamento, sociabilidade e recreação que estão colocando em prática nas escolas.
Em mensagem de boas-vindas, a secretária de Educação Rosimary Mendes de Matos salientou que todos devem colaborar na organização do espaço e das atividades para receber a comunidade com alegria e disposição. Segundo ela, os projetos podem ser renovados a cada ano, mas o acolhimento à população deve ser permanente porque a escola pública, a escola municipal é da comunidade.
A programação do Projeto Férias é diversificada. O público pode curtir os batuques regidos pelo percussionista Vítor da Trindade, neto de Solano e filho de Raquel Trindade, que enchem o ambiente escolar de sons e ritmos de alegria; as oficinas de pintura de rosto, pintura em guache, máscaras e atividades esportivas como tênis de mesa e futsal, teatro e muito mais.
O encerramento do Projeto Férias 2009 será diferente. Com a inauguração da Escola Municipal Profª Valdelice Medeiros Prass, no dia 31 de janeiro a partir das 14 horas, as atividades serão concentradas no novo complexo educacional de Embu das Artes, localizado na praça Manoel Almeida dos Santos, no Parque Pirajuçara. Vale participar.