Olimpíada do Esporte Cidadão: competição atrai 250 atletas

08/08/2016 - 0:00
Olimpíada do Esporte Cidadão: competição atrai 250 atletas
Acessibilidade

Mais de 250 atletas participaram da Olimpíada do Esporte Cidadão, no sábado, 6/8, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito. Durante o evento, os alunos do programa, praticantes de esportes olímpicos, participaram de competições nas modalidades de vôlei, basquete, handebol, tênis, esgrima, taekwondo, judô e atletismo. Todos receberam certificado de participação.

Após a execução do Hino Nacional durante a cerimônia de abertura, as alunas Ana Clara Rodrigues dos Santos, 7, e Isabela Camargo Oliveira, 13, realizaram o Juramento do Atleta juntamente com seus colegas. “Estamos orgulhosos e emocionados por realizar a primeira Olimpíada dentro desse projeto. Agradeço imensamente a equipe que fez muito esforço para se mobilizar e organizar esse grandioso evento. A realização das Olimpíadas no Brasil, certamente vai alavancar a busca pela prática esportiva no nosso País e na nossa cidade”, disse o secretário de Esportes e Lazer, pasta responsável pelo programa Esporte Cidadão, Paulo Oliveira, que acredita que após a abertura das Olimpíadas Rio 2016, ocorrida na noite anterior, todos ficaram ainda mais animados em participar das competições.

“Noto que minha filha está mais disciplinada com horários e tem mais condicionamento físico. Acho bem interessante ter competições também”, afirmou Alessandra Faria, 42, moradora do Jd. Pinheirinho e mãe da aluna Bianca Faria Ramos, 11, que disse “adorar ginástica artística” e também jazz, esgrima e atletismo, outras modalidades em que está inscrita. A menina pratica esportes pelo programa há um ano e meio.

O Esporte Cidadão atende hoje cerca de 7.500 alunos em 28 modalidades esportivas dentro de nove centros esportivos, nos Jardins Dom José, São Marcos, Emílio Carlos, Independência, Santo Eduardo, Santa Tereza, Casa Branca, Parque Pirajuçara e Centro. Esses equipamentos oferecem aulas gratuitas. Somente os esportes olímpicos são responsáveis pelo atendimento de 1.745 pessoas, de 6 e 17 anos. Entre os mais populares estão ginástica artística, com 153 alunos, e judô, com 100.

Criado em 2009, o programa esportivo e democrático Esporte Cidadão é um instrumento educacional de inclusão social que tem o compromisso de trabalhar conceitos de ética, socialização, cidadania e disciplina de transformação através do esporte. Atende crianças, adolescentes, adultos, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Mais de 25 mil pessoas já passaram pelo programa.

----
Compartilhe nas redes sociais